Reinicia o bombeamento de água para as regiões afetadas
Equipes da Companhia trabalharam mais de 24 horas para concluir o conserto
A Sanepar comunica que as equipes - que trabalharam por mais de 24 horas - concluíram os serviços de recuperação da adutora de aço de 400 mm, que rompeu na manhã desta terça-feira (17), na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais. Esta rede transporta água tratada para São José dos Pinhais e Piraquara. O bombeamento para as regiões afetadas foi reiniciado às 9h15 desta quarta-feira (18).
Como o processo de retorno da água é lento, a Sanepar recomenda que as pessoas atingidas pelo acidente e que começam a ser abastecidas façam uso racional da água, até que o sistema esteja totalmente normalizado.
Ainda não é possível prever quando vai ocorrer a normalização nas áreas mais distantes e mais altas, porque, à medida que a água chega nas vizinhanças dos reservatórios da Sanepar, a população começa a consumir e as caixas-d’água das residências são reabastecidas. Somente após regularizar o abastecimento nas partes baixas é que a água vai chegar nas demais áreas.
O bombeamento deve ser reiniciado lentamente, pois se a rede for pressurizada de forma muito rápida, pode romper. Em acidentes deste porte também é necessário fazer a limpeza de toda a tubulação, o que retarda a normalização do abastecimento.
Para mais informações, a orientação é para que o cliente entre em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.