Ressaca marítima pode afetar operação da ETA Saí-Guaçu
Água do Oceano Atlântico está voltando para dentro do rio utilizado como manancial
O gerente da Sanepar no Litoral, Marcos Muniz, explica que sistema de abastecimento da Sanepar naquela cidade funciona de forma integrada, incluindo duas ETAs e dois grandes reservatórios na cidade, nomeados como Brejatuba e Coroados. “Além da ETA Saí-Guaçu, também temos a ETA Morro Grande, que opera em condições normais e está auxiliando o abastecimento de toda Guaratuba, com a distribuição da água tratada em uma ETA sendo direcionada para regiões afetadas pela paralisação da outra ETA”, diz.
Segundo ele, é importante fazer o uso racional da água na cidade, pois o abastecimento em bairros de Guaratuba já foi afetado na tarde de ontem (29/7) pelo rompimento de uma tubulação. “Isso prejudicou a distribuição de água para regiões do Barra do Saí, Brejatuba, Carvoeiro, Central, Cohapar, Coroados, Eliana Morro do Cristo, Nereidas e Piçarras. As regiões mais críticas de Guaratuba estão sendo abastecidas com caminhões-pipa. É muito importante que a população use a água de forma econômica, priorizando seu uso para atividades ligadas à alimentação e à higiene”, informa.
Muniz também reforça que é fundamental que cada imóvel tenha uma caixa-d’água com capacidade adequada às necessidades de uso para armazenar, conforme a recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Com um reservatório domiciliar adequado, o imóvel permanece abastecido por no mínimo 24 horas quando existe alguma interrupção na rede pública de água”, orienta o gerente da Sanepar.
CLIENTES - O atendimento ao cliente da Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas por dia, ou pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br