Sanepar ajuda a manter o Paraná entre os Top 3 dos estados mais competitivos do Brasil
De 2019 a 2024, a Sanepar empregou R$ 8,8 bilhões em investimentos nos sistemas de água e esgoto dos municípios paranaenses, investimentos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e na qualidade ambiental do Estado
O trabalho da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tem impacto direto e positivo no resultado do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta quarta-feira (27), que mantém o Paraná na terceira posição entre os estados mais competitivos do Brasil pelo quarto ano consecutivo.
O saneamento integra os pilares da Sustentabilidade Ambiental do levantamento em que o Paraná ficou na segunda posição. De 2019 a 2024, a Sanepar empregou R$ 8,8 bilhões em investimentos nos sistemas de água e esgoto dos municípios do Paraná. Os investimentos intensivos em obras de implantação e de ampliação dos sistemas de coleta e tratamento do esgoto refletem a melhoria e a qualidade de vida da população e a melhoria da qualidade ambiental das cidades.
No Ranking, o Paraná é destaque nos indicadores de coleta e tratamento de esgoto, com a Sanepar alcançando o índice de 81,7% de coleta, sendo que 100% do esgoto coletado nos sistemas operados pela Sanepar recebem tratamento, contribuindo para que o estado se mantenha no topo do ranking como um dos estados mais sustentáveis do Brasil. No quesito acesso à água potável, a Sanepar atende a 100% da população urbana dos municípios que opera.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirma que o resultado é o reconhecimento de um plano robusto de investimentos da companhia para manter todo o Estado do Paraná como referência em saneamento.
“Nosso desafio é acompanhar o Paraná, que tem um ritmo acelerado de crescimento, e continuar com a universalização, que não é um passo dado nos últimos anos, mas vem de um trabalho feito há 62 anos”.
COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA - O ranking, que aponta os resultados de 2023, revelou ainda que o Paraná também tem um ótimo desempenho no controle da perda de água do país.
O estado subiu uma posição, em relação classificação do ranking do ano passado no quesito Perdas de Água, que integra o pilar da Sustentabilidade Ambiental. Atualmente, a Sanepar tem um índice de 33,6%, enquanto a média do Brasil é de 45,4%.
Neste indicador, cidades atendidas pela Sanepar são referência nacional. Maringá, por exemplo, foi um dos grandes destaques do estudo divulgado em julho ano pelo Instituto Trata Brasil. A Cidade-Canção registrou apenas 23,12% de perdas na distribuição de água tratada. Isso posiciona o município entre os 20 melhores do país nesse quesito e demonstra o compromisso da Sanepar com a eficiência hídrica e o combate ao desperdício.
Divulgado anualmente, o Ranking de Competitividade dos Estados leva em consideração 99 indicadores agrupados em 10 eixos estratégicos (pilares) nas áreas de infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, inovação, capital humano, além da segurança pública, educação e a eficiência da máquina pública. O estudo é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendência Consultoria.
DESTAQUE NACIONAL – Presente em 345 cidades do Paraná, a Sanepar apresenta indicadores de saneamento básico acima da média nacional.
De acordo com o último relatório do Instituto Trata Brasil, a Sanepar tem cinco cidades entre as melhores ranqueadas do país.
O Paraná é o segundo estado com mais cidades no top 20 entre os municípios com melhor oferta de tratamento de água e esgoto no Brasil, contando com cinco municípios em destaque da 17ª edição do Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil, divulgado em julho de 2025.