Loading spinner
ECOEXPRESSO SANEPAR

Sanepar divulga práticas sustentáveis em Cianorte

Ônibus de educação ambiental atende estudantes e ficará na cidade até terça-feira

29/04/2016

Mais de 800 alunos do ensino fundamental e médio de Cianorte têm a oportunidade de conhecer o projeto de educação ambiental da Sanepar, por meio do EcoExpresso. O ônibus é especialmente adequado para disseminar práticas de preservação da água e demonstrar os processos do saneamento ambiental. O principal objetivo do projeto é que os estudantes entendam cada fase dos tratamentos e, também, como cada pessoa pode e deve atuar para garantir a sustentabilidade desse ciclo.

Na segunda e na terça-feira, dias 2 e 3 de maio, serão atendidos os estudantes da Escola Municipal Jorge Moreira e do Colégio Estadual Igléa Grollmann. Neste último, o trabalho será especialmente direcionado aos participantes do Projeto "Sustentabilidade: da Escola ao Rio".

Já visitaram o EcoExpresso, na semana passada, alunos das escolas municipais Gonçalo Moreno Gutierrez e Jardim Aeroporto. Com maquetes, painéis e outros recursos, a Sanepar mostra aos estudantes o caminho que a água percorre até chegar às casas e as etapas de tratamento do esgoto para ser, finalmente, devolvida ao rio. Com a explicação dos processos de disposição e tratamento de resíduos sólidos, fecha-se o ciclo do "Rio ao Rio".

Os docentes e os alunos das escolas já atendidas mostraram-se empolgados com o EcoExpresso. Na escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierrez, a diretora Edina Celeni Saviani afirmou que considera o projeto maravilhoso. “Estamos vivendo um problema muito sério, que é o início da escassez de água potável no Brasil. A nossa geração tem dificuldade em mudar seus hábitos. Por isso, temos que investir nas crianças. E nada melhor do que fazer isso na escola. Com este trabalho, a criança visualiza a prática do saneamento, enriquecendo seu aprendizado.”

O professor José Venilson Rocha disse que o projeto é muito interessante e que ele aguardava a chegada do EcoExpresso para alavancar um projeto desenvolvido por ele, que aborda os princípios da sustentabilidade, como mudanças de atitudes, hábitos e valores. O professor disse ainda que pretende trabalhar a redução do consumo da água e evitar o desperdício na escola e nas casas dos alunos. “Vamos trabalhar o uso consciente desse recurso com o foco em pequenas ações, grandes resultados.”

 

Galeria de fotos

160429_cianorte_-_ecoexpresso_na_cidade3.jpg
160429_cianorte_-_ecoexpresso_na_cidade2.jpg
160429_cianorte_-_ecoexpresso_na_cidade1.jpg