Sanepar ensina a fazer ligação correta na rede de esgoto
Campanha educativa lembra que vaso sanitário não é lixeira
Foi aberta ao público, nesta quinta-feira (7), a 56ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a ExpoLondrina 2016. Um simulador com tubulações em tamanho real, sob o piso de vidro, é a atração do estande da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Até domingo (17), último dia da feira, os visitantes poderão conferir a correta interligação das tubulações internas de seu imóvel na rede de esgoto e na galeria de águas pluviais.
A mensagem que marca a participação da Companhia na ExpoLondrina deste ano é “Vaso sanitário não é lixeira”. A campanha educativa, que também está nos principais banheiros do Parque Governador Ney Braga, lembra que papel higiênico, fraldas, absorventes, fio dental e outras embalagens nunca devem ir para a rede coletora de esgoto.
O tema é um grande desafio para as equipes de manutenção da Sanepar, na gestão diária dos mais de 2.000 km de rede existentes em Londrina. A importância da caixa de gordura e da separação da água de chuva é destacada pela equipe técnica do estande que explica as consequências danosas das ligações irregulares, como transbordamento da rede e o retorno do esgoto no imóvel.
ÓLEO DE COZINHA – O despejo de óleo de cozinha na rede coletora de esgoto é uma das principais causas de obstrução da tubulação. Parceria entre a Sanepar e a Cáritas Arquidiocesana de Londrina incentiva a entrega do óleo usado na cozinha em ecopontos distribuídos nas diversas paróquias da cidade. A relação das 60 paróquias cadastradas para receber o óleo está disponível do estande da Sanepar, que está localizado na esquina da Avenida Brasílio de Araújo Neto com a Rua Francisco Luiz Prando Galli. Equipes técnicas prestam atendimento todos os dias das 10h às 22h.