Sanepar faz primeira revisão do seu Programa de Integridade Para Terceiros
Ferramenta garante que prestadores de serviços e fornecedores sigam padrões rígidos da Companhia e previne atos de corrupção, fraude e má conduta
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) começa o ano com a intensificação do seu compromisso com a cultura organizacional de ética e integridade. Uma das primeiras ações é a entrada em vigor da primeira revisão do Programa de Integridade Para Terceiros da Sanepar. Aprovada em dezembro e em vigor desde 1.º de janeiro de 2026, a revisão é a primeira desde que o programa foi implantado, em 2023. O documento foi criado com o intuito de que todos os prestadores de serviços e fornecedores da Sanepar atuem em conformidade com as boas práticas de governança e integridade e sigam os mesmos padrões exigidos à Companhia.
“O Programa de Integridade para Terceiros da Sanepar foi instituído para assegurar que a atuação dos terceirizados espelhe os valores da Companhia que cada empregado já segue em seu dia a dia. O foco principal é prevenir, monitorar e detectar, para responder de forma rápida e adequada, possíveis atos de corrupção ou outras condutas indevidas”, explica o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. Os valores frisados pelo programa são ética, responsabilidade, profissionalismo, competência, comprometimento, transparência e respeito.
A ferramenta se aplica a todas as pessoas físicas e jurídicas que mantêm relações contratuais com a Sanepar, seja por meio de contrato, consórcio, convênio, concessão ou parceria público-privada. É fundamentado na Lei Anticorrupção N.º 12.846/2013, na Lei das Estatais N.º 13.303/2016, e também atende às diretrizes do Regulamento Interno de Licitações e Contratos (RILC) da Sanepar.
“Nossos fornecedores e parceiros de negócio são respeitados e reconhecidos como agentes importantes entre os públicos de relacionamento da Sanepar. Por essas relações serem frequentemente associadas a um elevado risco para a tentativa de atos de corrupção, a Companhia mantém uma vigilância rigorosa e constante sobre a integridade e a prevenção a fraudes em toda a sua cadeia”, ressalta Bley.
Segundo o diretor adjunto de Governança, Riscos e Compliance, Robson Augusto Pascoalini, os Programas de Integridade da Sanepar, tanto o corporativo quanto o voltado para parceiros de negócios e contratadas, foram instituídos para que empregados e terceiros prezem por uma conduta ética. “São um dos aspectos mais efetivos para diminuir a probabilidade de risco de fraude e corrupção, evitando conflitos de interesse, com foco na prevenção, detecção, monitoramento e resposta em relação a atos lesivos previstos na legislação”, destaca.
Duas das principais mudanças desta primeira revisão estão relacionadas à due diligence, processo no qual a Sanepar analisa dados públicos de empresas para confirmar informações e identificar possíveis riscos ou ilegalidades no relacionamento comercial. Houve padronização da faixa de valor para a realização dessa análise, feita em contratos acima de R$ 2 milhões, e implementada a obrigatoriedade de diligência também nas contratações diretas.
Outra mudança importante está no monitoramento de riscos, com questionário de identificação de riscos mais robusto. Tudo isso também serve para supervisionar práticas de terceiros relacionadas a Responsabilidade Ambiental, Social e Governança (ASG), Segurança da Informação, Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
GESTÃO DE RISCOS NAS EMPRESAS – A gestão de riscos e responsabilidade por atos de terceiros nas empresas evoluiu, no Brasil, impulsionada principalmente por regulamentações como a Lei Anticorrupção (Lei N.º 12.846/13). Grandes empresas, como multinacionais, desenvolveram práticas de due diligence e programas de compliance para terceiros como resposta a essas leis e para mitigar riscos de responsabilização.
Como empresa de capital misto aberto listada na B3 da Bolsa de Valores, e atenta às melhores práticas de governança, compliance e gestão de riscos, a Sanepar adotou seu Programa de Integridade em 2019, primeiro internamente, almejando a excelência em um ambiente corporativo ético e transparente.
“A Sanepar se orgulha dessa jornada na busca por alinhar seus valores, sua atuação e a atuação de seus fornecedores e parceiros aos valores exigidos não só pela legislação, mas pela sociedade toda. Uma busca que, internamente, já é antiga e perene, e trabalhamos muito para estender aos fornecedores e prestadores de serviço. Além de seguir rigorosamente as legislações do setor, a Companhia demonstra compromisso com um ambiente íntegro e transparente e seu comprometimento com todos os públicos com os quais a empresa se relaciona”, diz Wilson Bley.