Loading spinner
ALMIRANTE TAMANDARÉ

Sanepar inaugura nova estação de tratamento de água

Obra garantirá o abastecimento da cidade até o ano de 2023

17/09/2015

O governador Beto Richa e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, inauguraram nesta quinta-feira (17), em Almirante Tamandaré, a Estação de Tratamento de Água Barigui (ETA Barigui). Com capacidade para produzir 200 litros por segundo, ela deve aumentar em 60% a disponibilidade de água local e garantir o abastecimento na cidade até o ano de 2023. O valor total investido na obra foi de R$9.882.400,50.

“Muitos governos não gostam de investir em saneamento, pois são obras que ficam enterradas. Mas o dinheiro investido nessa área reflete diretamente na qualidade de vida, no desenvolvimento e no bem-estar da população. Por isso, a previsão de investimentos para Almirante Tamandaré é de mais de R$ 50 milhões”, disse Beto Richa. Durante a inauguração, o governador também enalteceu o trabalho dos empregados da Sanepar, que fizeram com que a empresa conquistasse recentemente o prêmio Valor 1000, como melhor empresa de saneamento do Brasil.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, destacou a importância da parceria com o município para a realização e a conclusão da estação. “As obras iniciam na concessão dos serviços à Sanepar. Só conseguimos atender a população de Almirante porque contamos com a confiança do prefeito e da população”, afirmou. O presidente também falou da importância da geração de emprego e renda nas obras de saneamento e anunciou que existem outros projetos em avaliação já com recursos assegurados para a cidade.

O prefeito Aldnei Siqueira elogiou o trabalho feito na ETA Barigui. “Essa é uma obra de grande importância para os moradores. É um cuidado visionário com a nossa maior riqueza que é a água. Agradecemos à Sanepar pelo resultado final da obra”.

ETA BARIGUI - A obra foi iniciada em dezembro de 2012 e concluída em fevereiro deste ano. Está em operação desde junho de 2015. Os principais elementos da obra são os módulos de tratamento; o reservatório de água tratada com capacidade de 150.000 litros; barragem para regularização de vazão (4,50 m de altura); captação superficial de água bruta; casa de química; tanques de produtos químicos; lagoa de decantação; elevatória de recirculação de água de lavagem e linha de recalque; adutora de água bruta em ferro dúctil de diâmetro nominal de 400 mm (184 m); adutora de água tratada em ferro dúctil de diâmetro nominal de 500 mm (1.090 m); e a casa de compressores.

OUTRAS OBRAS - Além da ETA Barigui, o município de Almirante Tamandaré recebeu outras obras, como as de melhorias nas estações elevatórias, que recalcam água para os bairros Monte Santo e Tanguá, a duplicação da adutora de água tratada que transfere água do reservatório central até o reservatório Tanguá, obras no sistema de abastecimento da localidade de São João Batista e a conclusão do reservatório do Km 14.

Galeria de fotos

150416_-_eta_barigui_em_teste_2.jpg
placa.jpg
img_4572.jpg
img_4401.jpg
_mg_4498.jpg