Sanepar investe R$ 13 milhões em obras de abastecimento em Itaperuçu
Pacote de obras em execução inclui novos poços, reservatórios e 10 quilômetros de rede de distribuição. Capacidade de armazenamento na cidade deve mais que dobrar
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo R$ 13 milhões no sistema de abastecimento em Itaperuçu, cidade da região metropolitana de Curitiba. O pacote de obras, já em execução, tem o objetivo de modernizar e ampliar o sistema de distribuição de água tratada e, assim, garantir mais segurança no fornecimento e melhorar a qualidade de vida da população, além de gerar cerca 320 empregos diretos e indiretos.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, lembra que a empresa trabalha com planos de médio e longo prazos, preparando os sistemas para as futuras demandas. “A ampliação do sistema é fundamental para acompanhar o crescimento da cidade e assegurar que cada morador tenha água tratada de qualidade em casa”, diz Bley.
Além de sanar os problemas emergenciais, a Companhia está investindo para ampliar a reservação de água no município, ressalta o diretor comercial da Sanepar, Bihl Zanetti. “Com esse pacote de obras, previsto para ser entregue em abril de 2026, atenderemos a determinação do governo Ratinho Junior de garantir o total abastecimento. Os novos reservatórios vão mais que dobrar a capacidade de armazenamento de água aqui no município.”
O prefeito de Itaperuçu, Edilson Ruiz de Freitas, conhecido como Macadame, destacou o empenho da Sanepar em resolver problemas emergenciais na cidade. “Entramos em contato com a Companhia quando queimou a bomba no Stoqueiro e prontamente fomos atendidos. Eles cavaram um novo poço aqui, em tempo recorde, e fizeram a interligação de outro poço para atender a população”, contou.
Obras em execução
A rede de abastecimento da cidade é formada, atualmente, por um conjunto de poços e minas que já fornecem 260 mil litros de água por hora. Na semana passada, a Sanepar fez a interligação do poço 7, no bairro São Domingos, que adicionou 72 mil litros por hora ao sistema, e um novo poço está sendo perfurado na região do Stoqueiro.
A produção é armazenada em cinco reservatórios com capacidade total de 1,3 milhão de litros para atender 8.721 unidades consumidoras. Os trabalhos de ampliação do sistema incluem a construção de dois novos reservatórios, que vão mais que dobrar a capacidade de armazenamento.
No poço do Brascal, a Sanepar deu início à construção de um reservatório que terá capacidade para armazenar 500 mil litros de água. Já o novo reservatório no bairro Butieirinho terá capacidade de armazenar 1,4 milhão de litros de água. A obra da área do Butieirinho já está avançada e deve passar para fase de impermeabilização, acabamentos e ligações. O projeto inclui serviços de urbanização, instalações elétricas e drenagem do local.
Também serão construídas casas de química, estações elevatórias, cinco válvulas redutoras de pressão e equipamentos modernos para monitorar o sistema e operacionalizar as redes com as pressões adequadas. Além disso, a empresa vai implantar 10 quilômetros de rede de distribuição de água. Até o momento, já foram executadas 70% das obras de redes subterrâneas, com a utilização de um sistema não destrutivo.
“Este é um modelo construtivo mais moderno e eficiente, em que a rede é implantada em todo o trecho, mas as escavações só são necessárias em pontos específicos. Assim, aceleramos o processo e reduzimos o impacto para a população”, explica a gerente da Gerência Regional Norte da Sanepar, Kelen Suleku.