Sanepar oficializa patrocínio ao triatleta olímpico Juraci Moreira
Após cinco anos fora do Paraná, o esportista paranaense volta ao Estado em busca de novas conquistas
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), oficializou nesta quinta-feira (19) o patrocínio ao triatleta olímpico Juraci Moreira. O esportista paranaense, que há cinco anos competia por outro estado, volta ao Paraná e promete novas conquistas na modalidade. O patrocínio será garantido pela Lei de Incentivo ao Esporte.
“Patrocinar um atleta como Juraci Moreira é muito importante para o esporte paranaense. Além de competir pelo Estado, ele realizará diversas parcerias em projetos sociais para estimular a prática esportiva, principalmente entre as crianças. O patrocínio é uma resposta da companhia às políticas do Governo do Estado de incentivo à formação de atletas e à prática de esportes”, ressaltou o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.
“Estou muito feliz em poder voltar a representar o Estado. Isso significa o reconhecimento da minha história e da minha carreira. Poder vestir o uniforme com a bandeira do Paraná estampada nele foi um ótimo presente de Natal”, comemorou Juraci, que é um dos ícones do triatlo brasileiro. O paranaense foi o representante brasileiro nas Olimpíadas de Sidney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008) e é o atual hexacampeão nacional na categoria elite.
A meta de Juraci para 2014 é disputar as principais provas de triatlo no Brasil e ingressar nas disputas em provas mais longas. "Já fiz alguns testes em disputas de meio ironman e me senti muito bem. Seria uma continuidade perfeita para a minha carreira olímpica, e quem sabe, ser o primeiro brasileiro a vencer o Ironman Brasil”, comenta.
Juraci também tem como objetivo ajudar a divulgar o esporte e motivar a prática esportiva no Paraná. “No projeto que traçamos com o governo está certa a minha participação direta em escolinhas de triatlo do Estado e o incentivo à formação de novos talentos”, revela.
MAIS INCENTIVO – Em 2013, a Sanepar investiu R$ 860 mil em projetos esportivos através da Lei de Incentivo ao Esporte. O Taekwondo Para todos é um deles. Desenvolvido nas cidades de Curitiba, Cascavel, Pato Branco, Rolândia, Londrina, Saudade do Iguaçu, Arapongas, Foz do Iguaçu, Cianorte e Maringá o projeto beneficia mais de mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares.
Outro projeto é o Futebol de Rua pela Educação, idealizado pela ONG Futebol de Rua para ser um marco nas relações do esporte com a educação no Brasil. O projeto conta com oito núcleos de atividades em Curitiba e já atingiu mais de 5 mil crianças.
A Lei de Incentivo ao Esporte foi sancionada em dezembro de 2006 e é um importante instrumento para o setor. Ela estimula pessoas e empresas a patrocinar e fazer doações para projetos esportivos e paradesportivos, em troca de incentivos fiscais. Para pessoa física, o desconto pode chegar a 6% no valor do Imposto de Renda devido. Já para pessoa jurídica, o desconto é de até 1%. Os interessados em participar devem apresentar os projetos à comissão técnica do programa, composta por representantes do Ministério do Esporte e Conselho Nacional do Esporte. Mais informações podem ser obtidas no site do Ministério do Esporte (www.esporte.gov.br).