Loading spinner

Sanepar orienta sobre obras e ligações de esgoto em Iretama

Trabalho faz parte das ações previstas na obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário que está em andamento na cidade

05/09/2025 -
Iretama


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou, em Iretama, no Noroeste do Estado, o trabalho de orientação e informações sobre a ampliação do sistema de esgoto no município. Com investimentos de R$ 6,8 milhões, as obras incluem a ampliação da estação de tratamento de esgoto, implantação de estação elevatória, interceptor de esgoto, emissário e lançamento final de esgoto, além de 718 ligações prediais. Nesta etapa, serão beneficiados o Centro e a Vila Progresso.

A empresa contratada para fazer as visitas de orientação é a Depura. Os funcionários que farão as abordagens domiciliares estarão uniformizados, portando crachá e com veículo descrito “A serviço da Sanepar”. Em hipótese alguma eles solicitam quaisquer documentos, informações pessoais ou pagamento por serviço. “Nesta etapa, os funcionários conversam com os clientes, dão informações sobre a obra, tiram dúvidas, explicam como é a interligação do imóvel à rede coletora e como funciona o processo de coleta e tratamento, além de entregar o Guia do Cliente, material educativo”, explica a gestora socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes. A empresa tem até 240 dias para concluir estas primeiras abordagens.

As orientações incluem reuniões comunitárias, com a formação de um Grupo Gestor do trabalho para acompanhar o andamento das obras de esgoto. Após a reunião realizada esta semana, agora vêm as 718 visitas domiciliares para orientar os clientes, com distribuição de material educativo e 1.077 visitas em imóveis para verificar se as ligações estão corretas. “Em 2025 já fizemos, nessa mesma região, duas reuniões comunitárias, três campanhas educativas de comunicação e mobilização social, três capacitações de facilitadores em saneamento, desenvolvemos o projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio com estudantes do Colégio Estadual Anibal Khury e a Sanepar também ofereceu dois cursos de preparação de encanadores”, comenta Andrea.

As vistorias são um procedimento padrão e periódico da Sanepar, e são feitas em todos os municípios onde a Companhia possui obras de esgotamento sanitário. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato diretamente com a Sanepar. É essencial ter em mãos a fatura de água.

CANAIS OFICIAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE DA SANEPAR

- WhatsApp (41) 99544-0115
- Site – https://site.sanepar.com.br/servicos
- https://site.sanepar.com.br/clientes/reclip – Informações sobre o Programa de Recuperação de Crédito Cliente Particular (Reclip) e o link para fazer a negociação.
- E-mail da Sanepar – https://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones (no site, o cliente consulta qual o e-mail da Sanepar em sua cidade, os endereços das Centrais de Relacionamento e os horários de atendimento).
- Aplicativo Sanepar Mobile
- Telefone 0800 200 0115 – Durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, ligação gratuita.



 


 

Galeria de fotos

trabalho socioambiental
Trabalho socioambiental em Iretama