Sanepar recebe certificação ISO 14001 do Tecpar
A certificação confirma que as atividades executadas em Foz do Iguaçu e os processos administrativos da diretoria de Meio Ambiente e Ação Social (DMA) são realizados dentro dos critérios da norma de gestão ambiental. Os processos em Foz são: captação, tratamento e distribuição de água potável, coleta, tratamento e disposição final de esgoto; manutenção e operação de redes de água e esgoto; atendimento ao cliente e comercialização de serviços e ligação de água e esgoto; manutenção eletromecânica; projetos e obras e processos administrativos. Na DMA, os processos são: gestão ambiental; gestão da qualidade; gestão de recursos hídricos; gestão de educação socioambiental; gestão do patrimônio histórico; gestão de resíduos sólidos; gestão do planejamento ambiental; pesquisa e desenvolvimento; viveiros de mudas florestais.
Entre os ganhos obtidos pela certificação estão que os conceitos previstos pela norma foram incorporados por toda a DMA. Como resultado da auditoria, as recomendações de melhorias operacionais, que reduzem impacto e risco de acidente ambiental, serão aplicadas em todos os sistemas de água e de esgoto da Sanepar, até 2014, adiantou Péricles. Estas recomendações também passam a ser incorporadas ao planejamento estratégico da empresa.
Em virtude do bom resultado, Ghignone convidou o Tecpar a ampliar a parceria com a Sanepar para a ISO 9001, de Londrina e Campo Largo, cuja recertificação será buscada em agosto. O presidente do Tecpar destacou que as duas instituições estão trocando experiências e seguindo orientação do governador Beto Richa de “aproveitar o saber fazer” de cada órgão de governo. “A Sanepar busca técnicas na relação com o meio ambiente e é um grande exemplo”, diz Julio. O Tecpar tem respaldo internacional como certificador.
Histórico - As atividades em busca da certificação da Unidade de Foz do Iguaçu tiveram início em agosto de 1998. Foram confirmadas em 10 de novembro de 1999 pelo ABS Quality Evaluations, Inc. A Sanepar, em função das atividades, tem as certificações NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004 como diferencial para uma gestão mais eficaz. As técnicas e melhorias aplicadas nas unidades certificadas passam a ser modelo para as demais unidades que não são certificadas.
Como ganhos obtidos durante e após o processo de certificação, destacam-se o mapeamento da legislação aplicável a todas as atividades da Sanepar, desenvolvimento de controles operacionais visando a redução da possibilidade de autuação pelo órgão ambiental, redução no consumo de produtos químicos e de energia elétrica no tratamento de água e de esgoto, a padronização de procedimentos operacionais nos diversos processos, incremento motivacional e de conscientização ambiental para os colaboradores, entre outros.
Representantes do Tecpar com os diretores da Sanepar