Sistema de esgoto de Piraquara recebe obras de melhoria
Em andamento serviços de substituição das redes de manilha para PVC na Vila Macedo
Num prazo de 90 dias, a Sanepar deverá concluir as obras de melhorias operacionais no sistema de esgoto da Vila Macedo, em Piraquara. Com investimentos da ordem de R$ 86 mil, estão em andamento os serviços de substituição das redes de manilha para PVC. Além da substituição da rede, a Sanepar também está implantando poços de visita (PVs) e desativando os que perderam a função porque a rede foi deslocada.
A obra em execução é necessária para deslocar para a rua a rede que foi invadida pelos imóveis, para resolver as causas de extravasamento do esgoto a céu aberto e, ainda, o lançamento do esgoto na galeria de água da chuva. O lançamento é causado por ligações irregulares, que caracterizam crime ambiental e não foram geradas pela Sanepar. A região é Área de Preservação Permanente (APA).
Atualmente, os serviços estão sendo executados na Rua Goiânia e suas proximidades. A previsão é concluir os trabalhos de implantação dos 450 metros de rede coletora de esgoto de até 200 mm em 8 de junho. A rede existente foi remanejada do meio da rua para o passeio, pois apresentava constantes obstruções e extravasamentos. Em seguida, a obra será realizada nas ruas Cuiabá e Primeiro Reis. Neste trecho também será necessário desativar a rede existente, porque imóveis foram construídos em cima da tubulação que já integrava o sistema de coleta de esgoto da Sanepar.
Quando todos os serviços forem concluídos será feita a recomposição do passeio, ajuste da altura de poços de visita e a limpeza linear do caminhamento da rede. As obras, embora em pequenos trechos, comprovam a preocupação da Sanepar com as áreas de preservação. O esgoto coletado na Vila Macedo é encaminhado para a estação elevatória Iraizinho e depois para a estação de tratamento Atuba Sul, localizada em Curitiba, distante cerca de 18 quilômetros.