Verê autoriza Sanepar a manter serviços de abastecimento
Convênio garante a manutenção do abastecimento para 100% dos que vivem na área urbana
O prefeito de Verê, Adão Carlos dos Santos, assinou o Convênio de Cooperação Técnica entre o município e o Governo do Estado, na sexta-feira (19), para que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) continue prestando os serviços de saneamento básico da cidade. A Companhia tem o compromisso de garantir o abastecimento para 100% dos moradores da sede do município até o fim da vigência do contrato, em 2044.
Os investimentos que a Sanepar aplicou no sistema de abastecimento de água do município nos últimos cinco anos foi de R$ 588 mil. Estes valores foram direcionados para a manutenção das unidades de produção, distribuição, tratamento e armazenagem da água.
NOVOS INVESTIMENTOS – A Sanepar estima investir no município mais de R$ 385 mil. Parte dos recursos será utilizada na construção de mais um reservatório com capacidade para armazenar 100 mil litros de água e na parceria para implantação do Programa de Saneamento Rural da comunidade de Boa Esperança.
A outra parte dos investimentos vai permitir que a Sanepar assuma a operação do sistema de abastecimento do Distrito de Sede Progresso. A meta é adequar gradativamente, até o fim do próximo ano, as instalações às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Ministério da Saúde.
OUTRAS VANTAGENS – O repasse mensal de 1% do faturamento líquido para o Fundo Municipal de Meio Ambiente é outra vantagem que Verê recebe, com a renovação da parceria com a Sanepar. Os recursos desse fundo devem ser aplicados em obras, projetos e na conservação do meio ambiente. O município terá ainda a bonificação de 50% nas tarifas de água de todos os prédios públicos municipais.
A cerimônia de assinatura teve a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Preilipper, do gerente geral da Sanepar Renato Mayer Bueno, do gerente regional Aderbal Roncatto, do vice-prefeito Antenor Pedro Cogo, de vereadores e de lideranças empresariais e comunitárias.