Loading spinner

Sanepar 5.0: novo programa lançado na Espanha aposta na inovação e inteligência hídrica

Enviado por Glaydson Angel… em

A Sanepar lançou nesta quinta-feira (25) o Sanepar 5.0, programa que acelera a transformação digital da empresa e fortalece a inteligência hídrica no Paraná. O lançamento ocorreu durante o Spain Smart Water Summit 2025, um dos principais encontros internacionais do setor hídrico, que acontece em Madri, na Espanha, e faz parte da mais recente missão internacional do Governo do Estado à Europa.

O Sanepar 5.0 foca em cinco pilares estratégicos: infraestrutura digital e cibersegurança; inteligência de dados e gestão integrada; operações inteligentes e conectadas; experiência do cliente e serviços digitais; e conexão sustentável 5.0. Entre os resultados esperados estão a redução dos custos operacionais, maior confiabilidade e disponibilidade de ativos, diminuição das perdas de água e melhoria da experiência do cliente.

Os detalhes da iniciativa foram apresentadas durante um painel do evento Spain Smart Water Summit 2025, chamado “Insights vindos da América Latina: liderando a transformação digital da água em ambientes complexos”. A apresentação foi feita pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski. Segundo ele, o Sanepar 5.0 reforça o compromisso da Companhia com a inovação, a eficiência e a sustentabilidade a partir da integração entre tecnologia, propósito e infraestrutura inteligente.

“Os investimentos constantes e crescentes que a Sanepar tem feito nos seus sistemas de abastecimento de água e de saneamento ambiental se revertem na melhoria da qualidade de vida da população. Com o Sanepar 5.0, estamos acrescentando o conceito da inovação digital e sustentável na nossa infraestrutura, operação e gestão, ampliando ainda mais os efeitos positivos do nosso trabalho aos paranaenses”, afirmou o diretor-presidente da Companhia.

Para alcançar os objetivos do novo programa, a Sanepar adotará soluções de Inteligência Artificial (IA), Gêmeos Digitais, Machine Learning, Internet das Coisas, Big Data e Business Intelligence, entre outros. O objetivo é tornar os serviços oferecidos aos 11 milhões de paranaenses mais eficientes, resilientes e preparados para os desafios do futuro.

Entre as iniciativas estão o monitoramento de corpos hídricos e poços de esgoto, a redução de perdas de água nas tubulações com sensores dedicados, robôs, hidrofones inteligentes e imagens de satélite, além de ações de saneamento circular e regenerativo, transformando resíduos em biogás, fertilizantes e água de reuso, conectando tecnologias, processos e pessoas em todo o ciclo da água, do rio ao rio.

O programa também aposta na digitalização do atendimento ao consumidor, com medidores inteligentes, aplicativos, WhatsApp e Open Finance, proporcionando mais agilidade e eficiência nos serviços.

Inspirado no conceito japonês de Sociedade 5.0, o programa visa criar um ecossistema inteligente que promova melhorias na vida das pessoas, equilibrando digital, economia, sociedade e meio ambiente.

WATER SUMMIT – O Spain Smart Water Summit 2025 reúne cerca de 500 tomadores de decisão e equipes técnicas de utilities urbanas, empresas de tecnologia e integradores, organizações de fomento e investidores do setor hídrico. O evento é organizado pela iAgua – principal plataforma de comunicação e conhecimento sobre água em língua espanhola – em parceria com a ICEX, agência do governo espanhol voltada à promoção do comércio exterior e à internacionalização das empresas.

Entre os temas debatidos estavam a digitalização da rede e medição inteligente, operação resiliente e adaptação climática, tratamento avançado e economia circular, modelos de financiamento e PPPs, além de cibersegurança e interoperabilidade de sistemas.

A Sanepar foi a única empresa brasileira convidada para o evento, cujo case foi apresentado como exemplo ao lado de outras duas empresas latino-americanas. Um dos fatores que pesou no convite foram os altos indicadores de desempenho alcançados pela Companhia, além de sua abordagem de inovação para a sustentabilidade e internacionalização.

Atualmente, 100% da população dos 345 municípios atendidos pela Sanepar são abastecidos com água tratada, além de um índice de 80,4% de coleta de esgoto, sendo 100% dele tratado. A empresa, de capital aberto, conta com 503 mil acionistas, além de uma força de trabalho formada por 14 mil empregados diretos e indiretos.

AGENDA INTERNACIONAL – A participação da Sanepar no Spain Smart Water Summig 2025 integra a programação da mais recente missão internacional do Governo do Paraná à Europa, que ocorre entre os dias 24 e 29 de setembro, incluindo uma série de agendas na Espanha e Alemanha.

Liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a comitiva paranaense busca atrair investimentos, prospectar novos negócios e fortalecer parcerias nas áreas de saneamento, educação, pesquisa e inovação. Na Espanha, o governador também deve assinar um memorando de cooperação entre a Sanepar e o Grupo Acciona – multinacional especializada em infraestrutura e energias renováveis – para projetos estratégicos no Paraná.

Também há dois dias reservados ao Paraná Day, na Câmara de Comércio Brasil-Espanha, que reunirá autoridades brasileiras, empresas multissetoriais espanholas e companhias brasileiras para apresentar oportunidades de investimento. O foco será nas áreas de infraestrutura, geração de energia, saneamento, indústria automotiva, tecnologia e serviços financeiros.

Na Alemanha, a missão inclui visitas técnicas à empresa Carl Zeiss, referência mundial em óptica e equipamentos de precisão, e ao Planetário de Wolfsburg, um dos mais modernos do mundo. O objetivo é conhecer tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento do Paraná, incluindo a construção do futuro planetário do Estado.

Ao longo da missão, a comitiva também vai se reunir com investidores, consultorias e organizações de fomento, visando consolidar parcerias estratégicas, atrair novos investimentos e expandir a atuação internacional do Paraná em áreas ligadas à inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Lançamento da companhia ocorreu durante o Spain Water Summit, o maior evento sobre água em língua espanhola, onde a Sanepar representa é a única representante brasileira

Institucional e Governança
Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, no Spain Smart Water Summit 2025 Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, no Spain Smart Water Summit 2025 (Crédito: Rafa Aparicio)
Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, no Spain Smart Water Summit 2025 Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, no Spain Smart Water Summit 2025 (Crédito: Rafa Aparicio)
Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, no Spain Smart Water Summit 2025 Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, no Spain Smart Water Summit 2025 (Crédito: Rafa Aparicio)
Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, no Spain Smart Water Summit 2025 Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, no Spain Smart Water Summit 2025
Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, no Spain Smart Water Summit 2025 Diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, no Spain Smart Water Summit 2025 (Crédito: Rafa Aparicio)
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar e prefeitura de Carambeí firmam parceria para levar água tratada à área rural

Enviado por Adriana Brum em

Carambeí, na região dos Campos Gerais, recebeu nesta sexta-feira (19) a 7ª edição do Sanepar Perto de Você, programa realizado em diversas cidades do Estado. O evento, que promove o relacionamento da Companhia com a população, levou ao Ginásio de Esportes Art Jan de Geus diversos serviços da empresa, atividades educativas, culturais e de atenção à saúde, em parceria com o município.

A Sanepar e a prefeitura também assinaram um termo de compromisso do programa Sanepar Rural, que beneficiará 67 famílias da comunidade de Catanduvas de Fora.

Por meio de parceria com as prefeituras, o Sanepar Rural oferece a infraestrutura para levar água tratada para as zonas rurais. Em Carambeí, o investimento de R$ 539,8 mil contempla a instalação de aproximadamente seis quilômetros de redes de distribuição de água e quase dois quilômetros de adutora.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressalta que a Companhia já alcançou a universalização da água na área urbana em Carambeí há muito tempo e conta com uma cobertura excepcional do esgotamento sanitário, com várias obras já realizadas. Agora, com uma nova parceira, fará uma nova adutora, de seis quilômetros, olhando também para a zona rural.

“O município é parceiro de várias ações da Sanepar, e trazer este evento é uma forma de reconhecimento a esta boa parceria”, disse.

“Essa parceria é de extrema importância para a comunidade de Catanduvas, mais especificamente do Sítio Grande, que sofre com a falta de água, principalmente na temporada de calor. Trazer água de qualidade impacta no bem-estar da população”, afirmou a prefeita Elisângela Pedroso de Oliveira Nunes.

A cobertura de água tratada em Carambeí atinge 100% da população urbana e há 91% de cobertura pelo esgotamento sanitário, sendo que 100% do que é coletado recebe o tratamento.

ATRAÇÕES – No Sanepar Perto de Você em Carambeí a companhia levou carrinhos com água para hidratação, distribuídas aos visitantes, disponibilizou totem de atendimento digital, além de oferecer orientações presenciais sobre serviços, tarifas e faturas e Ouvidoria.

Foram montadas maquetes do saneamento rural e das nascentes, o processo de tratamento de água e esgotamento sanitário, hidrômetros, o Laboratório Móvel e disponibilizados pontos de coleta de óleo vegetal e de tampinhas pet para reciclagem. Houve a distribuição de materiais sobre a história do Saneamento, atividades educativas e lúdicas para as crianças, com a participação dos personagens Sane (mascote da Sanepar), Super Homem Rotariano e Tampinha.

A Prefeitura incentivou a participação de várias escolas, com a presença de alunos do Ensino Fundamental, levando apresentação de fanfarra, capoeira, danças e brincadeiras. Também foram disponibilizados testes rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial e vacinação contra a gripe e a dengue, farmácia com medicamentos, dois ônibus móveis com serviços de odontologia e de laboratório. Ainda foram distribuídas mudas de árvores frutíferas para os participantes.

SANEPAR PERTO DE VOCÊ – O programa visa estreitar o relacionamento da Sanepar com os municípios. “A cada nova edição, o evento melhora seu desempenho e sua atuação com a comunidade”, destaca o coordenador do programa, Mário Celso Cunha. As outras edições foram realizadas em Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Contenda, Porto Amazonas, Morretes e Rolândia.

A Sanepar e a prefeitura também assinaram um termo de compromisso do programa Sanepar Rural, que beneficiará 67 famílias da comunidade de Catanduvas de Fora.

Institucional e Governança
Sanepar perto de você em Carambeí
Sanepar perto de você em Carambeí 2
Sanepar perto de você Carambeí 3
Sanepar perto de você em Carambeí 4
Carambeí
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Parcerias da Sanepar com municípios paranaenses agilizam investimentos em saneamento

Enviado por Monica Venson em

Dois municípios paranaenses firmaram parcerias com a Sanepar para investimentos na ampliação do abastecimento de água que somam aproximadamente R$ 1,3 milhão. Os contratos foram assinados no início desta semana na sede da Companhia, em Curitiba. Em Altamira do Paraná, as famílias da área rural serão beneficiadas. Já em Guaraci, o investimento visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico por meio de um Parque Industrial.

"Estamos cumprindo a agenda do governador Ratinho Junior, para abrir o diálogo e atender às prefeituras do Estado. Esses recursos serão destinados a levar saúde, desenvolvimento socioeconômico e inclusão social à população por meio da água", explicou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

Saneamento Rural - Localizada no Noroeste do estado, Altamira do Paraná aderiu ao Programa Sanepar Rural, que atenderá a zona rural das comunidades de Dezessete e São Miguel, beneficiando 48 famílias. A iniciativa, que conta com a Sanepar, o Governo do Estado e os municípios, leva água potável e saneamento básico a comunidades rurais. A Companhia fornece a expertise, materiais e equipamentos, enquanto os municípios e comunidades doam o local (manancial) e a mão de obra para a instalação. A própria comunidade é treinada para gerir o sistema após a implantação.

A tubulação de água terá quase 23 quilômetros de extensão, com investimentos de cerca de R$ 1 milhão.

"Esse programa é muito importante para a comunidade, para a qualidade de vida das pessoas e para o cumprimento das ações do Governo do Estado com os municípios", ressaltou a prefeita de Altamira do Paraná, Elza Aparecida da Silva.

Desenvolvimento Socioeconômico - Em Guaraci, a parceria da Sanepar vai contemplar 26 lotes do Parque Industrial com a ampliação da rede de água. O município já conta com a universalização do abastecimento de água, que atende 100% da população de aproximadamente 4,7 mil habitantes.

O investimento de R$ 292.642,73 possibilitará a instalação de 2,8 mil metros de rede de distribuição. "Essa parceria com o município visa promover o desenvolvimento econômico das cidades e permitir uma melhor infraestrutura", salientou Bley.

O prefeito de Guaraci, Marcos Antônio de Souza, destacou que a assinatura "garante para a população em sua área industrial a futura geração de emprego e renda".

O secretário Do Carmo, da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, lembrou que ações como essa "promovem prosperidade e vagas de emprego para o crescimento social e econômico dos municípios".

 

Com recursos que superam R$ 1,3 milhão, Altamira do Paraná implantará o Programa Sanepar Rural, enquanto Guaraci recebe a ampliação do abastecimento de água em um parque industrial

Institucional e Governança
 Prefeita Altamira Do Paraná Altamira do Paraná e Sanepar firmam parceria para saneamento rural
 Prefeita Altamira Do Paraná - Altamira do Paraná e Sanepar firmam parceria para saneamento rural
 Sec do Carmo e prefeito de Guaraci - Marcos Em parceria com município de Guaraci, Sanepar amplia abastecimento de água
Sec do Carmo e prefeito de Guaraci Em parceria com município de Guaraci, Sanepar amplia abastecimento de água
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar reforça compromissos com a transparência, diversidade e ética em evento para empregados

Enviado por Emanuele Campo… em

Com o tema, o ‘futuro é agora’, a Sanepar realizou, entre os dias 26 e 28 de agosto, o evento denominado ‘Semana da Integridade 2025. Iniciativa de reflexão e construção de uma cultura da ética, transparência e inovação na Companhia, a Semana ocorreu na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), com a participação de 6 mil empregados próprios e terceiros, de forma presencial e remota, além de personalidades de relevância nacional. 

Com uma programação dinâmica alinhada aos pilares do Programa de Integridade da Companhia, por meio de palestras e painéis, foram apresentados temas como Governança e Transparência, Cultura e Diversidade, Gestão de Riscos, Integridade e Terceiros, Segurança da Informação e privacidade, Saneamento Ambiental e Universalização.

“A integridade está na fluidez, nos princípios do dia-a-dia ao realizar nossas atividades cotidianas dentro da conformidade, num processo natural, e cumprindo o nosso propósito de levar água com qualidade e regularidade, esgotamento sanitário e saúde pública para a sociedade. É esta a nossa motivação”, enfatizou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. Ele destacou ainda que a construção de um futuro com água tratada e esgotamento sanitário para todos já começou na Companhia, lembrando da representatividade da Sanepar no setor em âmbito nacional e internacional. 

PROGRAMAÇÃO - Entre os principais destaques da Semana, a participação do filósofo Luiz Felipe Pondé convidou a refletir sobre o futuro e a postura individual no reconhecimento de suas próprias motivações e na base para o que seremos amanhã.  Fabricio da Mota Alves, especialista em Direito Digital, tratou de Segurança da Informação e Privacidade, reforçando o comprometimento com o tema nos processos da Companhia. 

A rica experiência de vida do alpinista Waldemar Niclevicz foi compartilhada incentivando os participantes a superarem os desafios com responsabilidade, planejamento e muita segurança. “É importante você se perguntar se está preparado, fazer um exame de consciência antes de enfrentar um grande desafio ou qualquer atividade na vida. Se a gente estiver realmente preparado, desenvolver as nossas habilidades, fizer um planejamento adequado, e criar condições em termos de conhecimento, em termos técnicos e materiais, a gente pode superar qualquer desafio, mas é preciso fazer esse esforço”, orienta o alpinista, primeiro brasileiro a chegar ao topo do Monte Everest, o mais alto do mundo.

O humor da comediante Tatá Mendonça, ‘A Cega na Comédia’, fortaleceu a valorização da diversidade humana, promovendo a reflexão sobre a importância de um mundo mais justo e inclusivo, com igualdade de oportunidades e erradicação de discriminações. Schirlei Freder, professora e pesquisadora especializada na área de Governança, ESG e Sustentabilidade, enfatizou as práticas de governança e a transparência como norteadores para a perenidade das empresas no mercado. 

A gerente de Governança, Riscos e Compliance da Sanepar, Caroline de Andrade, abordou o Programa de Integridade da Sanepar, extensivo também aos terceiros. Referencial da Governança da Companhia, o programa atua na promoção de um ambiente íntegro, ético, transparente, sustentável, sem corrupção, fraude ou conflito de interesses, mantendo a credibilidade na qualidade dos serviços prestados pela Sanepar para a população.

O Diretor de Governança, Riscos e Compliance da Sanepar, Marcos Domakoski, avalia que “a integridade, cada vez mais, tem que estar presente em todos os níveis da organização. E poder promover um evento desta magnitude, com centenas de participantes todos os dias, é um passo importante nessa direção, porque a integridade não é só um valor. A integridade é a base para buscarmos a ética, para buscarmos a transparência, olhando para as questões de compliance como um instrumento de auxílio para nós aprimorarmos cada vez mais a nossa empresa rumo à universalização do saneamento”, conclui.

PRESENÇAS – Também participaram da Semana da Integridade 2025 os diretores Fernando Guedes (Administrativo), Bihl Elerian Zanetti (Comercial), Leura Conte de Oliveira (Investimentos), Melissa Ferreira (Comunicação e Marketing) e Sérgio Wippel (Operações), o presidente do Conselho de Administração da Sanepar Demetrius Macei, a conselheira Diane Augostini e o diretor Administrativo das Fundações Sanepar, Luiz Sodré, entre outros.

“Semana da Integridade 2025” teve a participação de personalidades de relevância nacional e profissionais da Sanepar, com reflexões sobre governança, transparência, diversidade, gestão de riscos, segurança da informação e universalização do saneamento

Institucional e Governança
Diretores da Sanepar na Semana da Integridade
Diretor-presidente Wilson Bley
Painel Diretor Wilson Bley
Luiz Felipe Pondé
Waldemar Niclevicz
Segurança e Privacidade da Informação também foram debatidas
Tatá Mendonça
Ponta Grossa
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Presidente da Sanepar assume vice-presidência da Regional Sul da AESBE e reforça compromisso com a universalização

Enviado por Monica Venson em

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, assumiu a vice-presidência da Regional Sul da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE). A solenidade foi realizada, na noite desta quarta-feira  (27), no Clube de Engenharia de Brasília, onde toda a nova diretoria foi empossada para o biênio 2025-2027.

“O sentimento de estar representando o Sul na AESBE é de alegria. Nós temos muitos planos e muitas ações a serem realizadas e a Sanepar está feliz em participar desse novo momento do saneamento. Temos que defender as nossas empresas e queremos levar os 62 anos de história da Sanepar em prol de todas as empresas que participam da AESBE, em busca da universalização”, destaca Bley.

A AESBE é a entidade que reúne 24 companhias estaduais de saneamento de todo o Brasil e atua como porta-voz do setor público junto ao governo federal, ao Congresso Nacional, a órgãos reguladores e demais instâncias de decisão. Seu objetivo é defender os interesses das empresas associadas e fortalecer as políticas públicas que garantam o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário.

Como vice-presidente da Regional Sul, Bley será responsável por representar as companhias estaduais sulistas. O cargo envolve articular pautas regionais no âmbito nacional, colaborar com a integração e a cooperação técnica entre as empresas e contribuir para o avanço do setor rumo à universalização do saneamento em todo o país.

Nesse sentido, o presidente destacou a expertise da empresa para contribuir com discussões e avanços, mantendo firmeza nas pautas que devem avançar. Ele reforçou a importância da atuação coletiva para a universalização, diante de todos os desafios, mas também das potencialidades trazidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. “Temos que ser ouvidos e eu quero me colocar à disposição para levantar essa pauta com firmeza. Queremos a universalização do esgotamento sanitário em todo o Paraná, em todo o Sul e em todo o Brasil.”

 

Wilson Bley representará todo o Sul na associação que reúne empresas estaduais de saneamento em todo o Brasil para o avanço do setor

Institucional e Governança
presidente Wilson Bley evento AESBE Presidente da Sanepar assume vice-presidência regional da AESBE
Posse diretoria AESBE
Presidente Wilson Bley na posse da diretoria AESBE
Brasilia
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Comediante Tatá Mendonça fala sobre diversidade e inclusão nas empresas

Enviado por Emanuele Campo… em

Um ambiente de trabalho mais inclusivo e justo, que acolha e respeite as diferenças, é um grande desafio, mas também uma grande conquista para as empresas que já assumiram o compromisso de promover uma cultura organizacional inclusiva. Este foi o tema da palestra ‘Cultura e Diversidade’, ministrada pela comediante Tatá Mendonça, na tarde de terça-feira (26), na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). O evento foi parte da programação da “Semana da Integridade”, promovida pela Sanepar para empregados próprios e terceirizados de todo o estado, abrangendo mais de 700 pessoas de forma presencial e remota.

Com humor peculiar no relato de sua experiência de vida, Tatá, a ‘Cega na Comédia’, falou sobre os desafios em sua trajetória, desde a infância, o difícil acesso à escola e a conquista do seu lugar no mercado de trabalho, tendo atuado em empresas como a Sabesp, Serasa Experian e HP. No esporte, brilhou como atleta paraolímpica e coleciona medalhas no futsal e no goalball. Atualmente empresária e humorista, percorre o Brasil ministrando palestras e apresentando shows de stand-up.

Exemplo de superação, Tatá comenta que a sociedade tende a reduzir a pessoa com deficiência a uma única característica, e que para algumas pessoas há dificuldade em associar o seu sucesso às suas competências. “Estou aqui pra mostrar que não, não é sobre a cegueira. É sobre a pessoa que eu sou e o quanto eu consegui fazer com o pouco que me deram. Então eu acho que isso é muito rico, é muito maior, e não é só sobre mim. É sobre todas as pessoas com deficiência”, afirma. 

Tatá considera que “o mundo tem que se adequar sim, precisa dessa ajuda do coletivo. Porque quando falta um piso tátil, tem que aparecer um braço. Quando falta uma rampa, tem sim que aparecer pessoas que vão ajudar o cadeirante a subir. E aí é nisso que a gente vai fazer a diferença”, destaca.

INTEGRIDADE - A Sanepar incentiva esta transformação na empresa, fortalecendo a valorização da diversidade humana por meio inciativas de promoção da igualdade de oportunidades e de erradicação de discriminações, envolvendo questões raciais, geracionais, de gênero e de inclusão de pessoas com deficiência. Por meio de seu Comitê da Diversidade, Equidade e Inclusão, o EXISTIRa Companhia trabalha na transformação da sua cultura organizacional, além de promover o respeito à diversidade em toda a sua estrutura e processos. 

O diretor de Governança, Riscos e Compliance da Sanepar, Marcos Domakoski, reforça que a Diversidade é um dos pilares do Programa de Integridade da Companhia. “E a integridade é mais do que um valor para a Sanepar. Ela é um alicerce no nosso negócio, rumo à universalização do saneamento”.

Em 2023, a Sanepar aprovou a sua Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, estabelecendo diretrizes e compromissos para que a atuação da Companhia assegure respeito, inclusão, equidade, e valorização à diversidade humana no desenvolvimento de suas atividades, em todas as regiões onde está presente e em todos os seus processos.

“Eu fiquei extremamente feliz com essa gama de diversidade de pessoas, de pensamentos e acima de tudo, essa inclusão direta. Porque quando a empresa faz essa inclusão direta, a gente sente. O mundo sente, as coisas se movem, as coisas de fato acontecem. Eu sou prova disso, já vim do mundo empresarial, mas eu acredito muito ainda que a gente tem mais a expandir, a incluir mais pessoas dentro das empresas. A gente quer olhar pro lado, mesmo sendo cego, e sentir que tem outra pessoa que tem as mesmas dificuldades, e que ela pode produzir, dentro de uma empresa, e ser respeitada por isso, e ganhar como tal. Então estou aqui, super orgulhosa, e senti que já está acontecendo essa mudança, foi muito legal”, conclui Tatá.

A convite da Sanepar, humorista esteve em Ponta Grossa na terça-feira (26), onde ministrou palestra para empregados próprios e terceirizados da Companhia

Institucional e Governança
Tatá Mendonça apresenta sua experiência de vida aos saneparianos
Humorista Tatá Mendonça fala de Diversidade e Inclusão
Diretor Marcos Domakoski reforça a integridade como pilar para o desenvolvimento
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar investe em ações de Governança e Compliance para garantir mais lisura e eficiência

Enviado por Monica Venson em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), vem investindo na implementação de rigorosos e multifacetados processos de verificação e acompanhamento de licitações e contratações para garantira a lisura, transparência e eficiência de gestão. Desde a análise minuciosa de documentos até a instauração de processos para aplicação de penalidades, a estatal paranaense busca blindar seus certames contra fraudes e propostas inadequadas, desafios constantes no cenário de contratações públicas. 

O acompanhamento do desempenho das empresas também é feito com rigor. Recentemente em torno de 50 empresas foram suspensas por não cumprirem a legislação e descaso com a qualidade dos serviços.

“A Sanepar já tem uma governança estruturada, permeando os líderes da empresa e todos os colaboradores, mas Governança e Compliance é um processo que deve ser aperfeiçoado para se tornar cada vez mais robusto”, comenta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. 

REAVALIAÇÃO -  Para reforçar o compromisso com a transparência e a conformidade, a diretoria executiva pretende reavaliar os principais contratos e licitações da Companhia. “E, a nossa missão é conferir mais robustez, mais segurança, em nossa governança. O propósito é olharmos com uma lupa ainda maior todos os procedimentos e processos para confirmar a transparência, a integridade e a conformidade e aperfeiçoar ainda mais estes processos, que são eixos condutores para alcançar a universalização do saneamento”, afirma o diretor adjunto de Riscos, Governança e Compliance da Sanepar, Marcos Domakoski. 

A Sanepar tem um volume de aproximadamente 1.200 licitações por ano. Com um mecanismo complexo que vai muito além da simples seleção da proposta de menor preço, cada etapa é desenhada para assegurar que a empresa contratada tenha plena capacidade de cumprir o objeto do contrato, protegendo assim o interesse público e o investimento da companhia. 

Quando irregularidades são detectadas, a Sanepar não hesita em agir. A instauração de processos administrativos para aplicação de penalidades é uma consequência para empresas que tentam burlar as regras. 

Para contratos de maior vulto e complexidade, a Sanepar realiza um processo de due diligence. Essa investigação aprofundada avalia a integridade, a reputação e a saúde financeira da empresa a ser contratada, mitigando riscos de envolvimento com companhias inidôneas ou com histórico de irregularidades.

O processo na Sanepar também assegura o direito à ampla defesa e ao contraditório. A equipe responsável dedica tempo à análise e julgamento de recursos e impugnações, além de prover respostas aos pedidos de esclarecimentos, garantindo a isonomia entre os participantes.

Apesar de todo o aparato de controle, os desafios são constantes. Os principais problemas enfrentados pela companhia incluem  nos processos licitatórios, documentos com indícios de falsidade, a apresentação de balanços patrimoniais sem o devido registro e a dificuldade de algumas empresas em comprovar a experiência técnica exigida, essencial para a garantia da qualidade dos serviços prestados à população paranaense. No decorrer dos contratos em andamento, a falta de capacidade na execução do contratado, falta de gestão dos serviços e falta de qualidade são os maiores desafios a serem enfrentados.

Companhia atua com rigor nos processos licitatórios e na fiscalização das empresas contratadas para obras e prestação de serviços

Institucional e Governança
Sanepar reforça ações de governança e compliance
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Diretor-presidente da Sanepar recebe prefeitos e busca soluções para demandas municipais

Enviado por Glaydson Angel… em

A Sanepar mantém portas abertas para o diálogo com os municípios atendidos pela companhia e nesta terça-feira (19), o diretor-presidente Wilson Bley recebeu prefeitos de cinco cidades do Paraná. Foram discutidos investimentos, obras e ajustes em projetos de saneamento e esgoto. A reunião também contou com a presença de diretores e equipe técnica da empresa.

Bley ressaltou que o principal propósito, em todas as reuniões com as prefeituras, é trabalhar com a responsabilidade social e humana da Sanepar. “Vamos entendendo os problemas de cada município, elencando prioridades, sempre trazendo soluções práticas e que levem saúde e bem-estar à população, por meio de um sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto, referências em qualidade”, disse.

Pato Branco

O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra tratou sobre o processo de licitação de aproximadamente 100 quilômetros de saneamento na cidade, além da atualização das obras do condomínio de idosos, parte da parceria com a Cohapar no projeto “Viver Mais Paraná”, com objetivo de proporcionar moradia para pessoas com mais de 60 anos, com menor poder aquisitivo e sem imóvel próprio. 

“Estamos na retomada do crescimento econômico e protagonismo do Sudoeste, e com as futuras obras em andamento, teremos cerca de 90% do município com esgoto tratado, além das respostas positivas da Sanepar, para a concretização do condomínio do idoso”, analisou o prefeito.

Participaram dessa reunião, o diretor de Governança, Riscos e Compliance da Sanepar, Marcos Domakoski e o chefe de gabinete do prefeito, Ito de Oliveira.

Francisco Beltrão

Com objetivo de acompanhar o andamento das obras de ampliação do sistema de esgoto em Francisco Beltrão, o prefeito Antônio Pedron, alinhou com a diretoria da Sanepar, as atualizações documentais e também sobre o cronograma destinado ao projeto do condomínio do idoso na cidade. As obras incluem a instalação de 28 km de redes coletoras de esgoto, 1.335 ligações domiciliares e a construção de duas estações elevatórias.

“Melhoramos nosso índice de tratamento de esgoto e água na cidade e na conversa com a Sanepar, ajustamos valores, datas e estudos de viabilidade técnica”, detalhou Pedron.

Também acompanharam a reunião, o chefe de gabinete da Presidência da Sanepar,  Fabricio Castilho Haesbaert, e as secretárias municipais Jaqueline Ramos e Denise Chiapetti.

Laranjal

O prefeito de Laranjal, Maycon Lopes, solicitou extensão de rede para abastecimento de água no bairro São Caetano. “O presidente Bley e sua equipe, apresentaram boas soluções para nossas demandas, encaminhando uma equipe técnica para a cidade, a fim de analisar os pontos viáveis para a intervenção da Sanepar e levar água de qualidade para nossa população”, destacou.

Segundo Lopes, há projeto para construção de 30 casas populares e investimento em um parque industrial nessa nova área em crescimento. O vereador Luiz Fernando Nunes também acompanhou a reunião.

Cidade Gaúcha e São Sebastião da Amoreira

A prefeita de São Sebastião da Amoreira, Exilaine Gaspar, disse “estar satisfeita e ter sido atendida além das expectativas”, a respeito do andamento das licitações para ampliação de postos artesianos e a implantação da rede de esgoto na cidade. 

O prefeito de Cidade Gaúcha, Alexandre Lucena e sua equipe, trataram sobre a possibilidade de implantação do Programa Sanepar Rural. O presidente da Sanepar determinou encaminhamento para equipe da Companhia fazer as análises técnicas na região.   

O Programa Sanepar Rural tem como objetivo a implantação e a melhoria de sistemas de abastecimento de água potável existentes e são realizadas por meio de obras em regime de parcerias com os municípios. Cabe a empresa, a realização de estudos técnicos, materiais hidráulicos, equipamentos eletromecânicos, treinamento e suporte técnico, ambiental e sócio comunitário e, em contrapartida, o município disponibiliza o manancial de abastecimento, mão de obra e insumos de construção civil.

Associação Pato Basquete visita Sanepar

O vice-presidente e um dos fundadores da Associação de Basquete de Pato Branco, Marco Pastorello, visitou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, e apresentou as atividades da entidade, referência no basquete regional e nacional.

Pastorello explicou que o projeto conta com “auxílio de atletas, ex-atletas e empresários locais e poder público, para formar atletas de qualidade e promover o esporte, envolvendo crianças, jovens e categoria sênior”. 

O Pato Basquete, como é conhecido, propôs futura parceria com a Sanepar. O secretário das Cidades, Guto Silva, também acompanhou a visita.

Institucional e Governança
Wilson Bley com Marco Pastorello e o secretário das Cidades, Guto Silva Wilson Bley com Marco Pastorello e o secretário das Cidades, Guto Silva
Encontro com o prefeito de Laranjal, Maycon Lopes Encontro com o prefeito de Laranjal, Maycon Lopes
Encontro com prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron Encontro com prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron
Encontro com prefeito de Cidade Gaúcha, Alexandre Lucena Encontro com prefeito de Cidade Gaúcha, Alexandre Lucena
Encontro com prefeito de Pato Branco, Géri Dutra Encontro com prefeito de Pato Branco, Géri Dutra
Encontro com a prefeita de São Sebastião da Amoreira, Exilaine Gaspar Encontro com a prefeita de São Sebastião da Amoreira, Exilaine Gaspar
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Autoridades avaliam condições de rios da RMC e avanço de obras hídricas no Paraná

Enviado por Monica Venson em

Representantes da Sanepar e do Governo do Estado do Paraná fizeram, nesta segunda-feira (18), um sobrevoo sobre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) para avaliar as condições ambientais dos principais rios que compõem a bacia do Rio Iguaçu. O objetivo é acompanhar o projeto da Reserva Hídrica do Iguaçu, voltado à segurança hídrica da capital e municípios vizinhos. 

Participaram do sobrevoo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Julio Gonchoroski, e o secretário estadual da Administração e Previdência, Luizão Goulart. Durante o trajeto, foram observados trechos dos rios Atuba, Belém e Rio Pequeno — todos impactados pela urbanização e com papel estratégico no abastecimento da RMC. A Reserva Hídrica do Iguaçu prevê a recuperação de áreas de várzea, a interligação de antigas cavas para formação de lagos e a criação de espaços de lazer e preservação ambiental ao longo de cerca de 150 quilômetros, entre Curitiba e Porto Amazonas. O projeto é executado em parceria entre a Sanepar e o Instituto Água e Terra (IAT), com apoio dos municípios da região. 

Durante o voo, os representantes também acompanharam o andamento das obras da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais. O reservatório, que terá capacidade de 38,2 bilhões de litros, está em fase final de limpeza para início do enchimento. 

Desde janeiro, a Sanepar promove ações de resgate da fauna e flora na área da barragem. Mais de 900 animais silvestres foram resgatados, realocados ou afugentados, com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por veterinários, biólogos, engenheiros florestais e técnicos ambientais.

 

Ao longo de 150 quilômetros, a Reserva Hídrica do Iguaçu prevê a recuperação de áreas de várzea e a interligação de antigas cavas para formação de lagos e a criação de espaços de lazer e preservação ambiental

Institucional e Governança
Autoridades avaliaram as condições dos rios que integram a Reserva Hídrica do Iguaçu
RMC
Notícia Importada
Desligado
Programas e Projetos
Início
Fim

Sanepar capta recurso para expansão do sistema de esgoto com apoio de fundo climático

Enviado por Monica Venson em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) concluiu a captação de R$ 375 milhões por meio do Eco Invest - uma linha de financiamento vinculada ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC). A operação foi coordenada pelo Banco do Brasil e a Oliveira Trust e marca a primeira transação da Sanepar dentro do programa federal voltado a investimentos sustentáveis em infraestrutura de saneamento.

Os recursos serão aplicados na ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) CIC Xisto, em Curitiba. Os investimentos beneficiarão cerca de 700 mil habitantes da Região Metropolitana de Curitiba.

“Esta captação de recursos demonstra o envolvimento da Sanepar na busca de uma agenda ambiental focada em práticas de ASG (sigla para Ambiental, Social, Governança)”, comenta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. A linha de crédito utiliza o modelo de blended finance — financiamento misto que combina recursos públicos e privados para alavancar investimentos sustentáveis. Essa abordagem reduz os custos de capital para projetos com alto impacto socioambiental, superando barreiras financeiras típicas do setor. Os projetos selecionados atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com ênfase nos ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 6 (Água Potável e Saneamento) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

FINANCIAMENTO BENEFICIA POPULAÇÃO E MEIO AMBIENTE - Estes recursos serão aplicados em obras na Estação de Tratamento de Esgoto CIC Xisto, que terá ampliada a sua capacidade de tratamento de esgoto de 490 para 1.368 litros por segundo.

A estação passará por uma modernização tecnológica, com a substituição do processo anaeróbio por tratamento aeróbio. As obras vão aumentar a eficiência operacional da unidade, contribuindo para melhorar a qualidade da água do Rio Barigüi.

A intervenção faz parte do Plano Plurianual de Investimentos da Sanepar, que já garante 100% de cobertura de água tratada e 99,3% de coleta e tratamento de esgoto em Curitiba.

PRÊMIO TRATA BRASIL - Na última semana, a capital paranaense foi premiada na 9ª edição do Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico Trata Brasil. A cidade de Curitiba, conforme  ranking geral do saneamento de 2025 do Instituto Trata Brasil (ITB),  é a primeira nos indicadores que abrangem a universalização, sendo a única capital do País que já atingiu as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, com nota 10 nos quesitos atendimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

Recursos serão investidos na ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto ETE CIC – Xisto

Institucional e Governança
Recursos serão aplicados na ampliação da ETE CIC Xisto
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim
Inscrever-se em Institucional e Governança