Loading spinner

No Japão, Sanepar apresenta exemplo de sucesso sobre gestão do lodo de esgoto

Enviado por Ediane Battistuz em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mais uma vez comprova sua relevância no cenário internacional. Na última semana, a empresa marcou presença na 19.ª Conferência da International Water Association (IWA) que reuniu, entre 21 e 24 de outubro, no Japão, pesquisadores e representantes de empresas de dezenas de países para discutir soluções inovadoras e sustentáveis na área de manejo de lodo de esgoto e economia circular. O tema desta edição foi "Gestão do Lodo - Rumo ao ciclo de materiais e à sociedade de baixo carbono".

Na cidade de Kyoto, o técnico químico da Sanepar Murilo Duma, da área de Pesquisa e Inovação da empresa, apresentou a especialistas do mundo todo o trabalho "Potential for reuse of sewage sludge as a sustainable fuel" (Potencial de reutilização de lodo de esgoto como combustível sustentável). O trabalho é fruto do estudo das características energéticas do lodo de esgoto proveniente do processo de secagem térmica utilizado na Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul, em Curitiba. Este foi o único trabalho técnico da América do Sul selecionado para a conferência, representando o Brasil.

A excelência na gestão do lodo da Sanepar é mundialmente conhecida. A Companhia já ganhou vários prêmios pelo manejo sustentável de lodo de esgoto, como o Prêmio Nacional de Inovação em Saneamento, em 2022; o Prêmio Melhores do Biogás, em 2024; e o Prêmio Internacional ODS 6 da Organização das Nações Unidas, também em 2024, quando a Companhia foi eleita pela ONU, em evento em Londres, a melhor empresa de saneamento do mundo na universalização do saneamento e gestão sustentável da água.

"Sempre buscamos visitar e conhecer tecnologias novas, principalmente direcionadas à questão do lodo, para transformar o que é um passivo ambiental num grande ativo, por meio da compostagem, direcionando para a agricultura ou para a produção de combustível sustentável. Mas, também, buscamos levar para fora nossa expertise e nosso modelo, que é exemplo para outras companhias de saneamento", ressalta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS - Além da participação no evento, esta semana Murilo Duma fez visitas técnicas a algumas das mais de 40 plantas de compostagem hipertermofílica aerada da empresa Kyowa Kako, com quem a Sanepar firmou parceria em novembro de 2024 para estudos e desenvolvimento de oportunidade de negócio por meio da biotecnologia japonesa incorporada ao processo de compostagem na ETE Belém, em Curitiba. A tecnologia, patenteada pela empresa, transforma a matéria orgânica em fertilizante higienizado para ser utilizado na agricultura, por meio de uma fermentação orgânica controlada e usando somente a aeração para que se tenha uma temperatura elevada.

"Foi uma oportunidade ímpar de conhecer e ver de perto diferentes tecnologias empregadas na transformação de lodo de esgoto e de resíduos orgânicos em composto de alta qualidade com propriedades fertilizantes. Pude trocar experiência com profissionais japoneses e aprofundar conhecimentos sobre práticas que conciliam eficiência, sustentabilidade e inovação, pilares que também norteiam o trabalho feito por nós, na Sanepar", conta Murilo.

A Sanepar é a primeira empresa com que a Kyowa Kako atua nesse tipo de atividade no Brasil, embora já opere este processo em todas as regiões do Japão e em uma planta nas Filipinas. Com 65 anos de experiência em serviços ambientais na Ásia, a empresa também atua no tratamento de efluentes, chorume de aterros sanitários, além de tratamento de resíduos orgânicos e na agricultura.

SOBRE O EVENTO - A Conferência da IWA sobre Gestão de Lodo é um evento internacional organizado pelo Grupo de Especialistas em Gestão de Lodo (SMSG), vinculado à Associação Internacional da Água (IWA), no qual a Sanepar também tem profissionais participantes. O principal objetivo da conferência é compartilhar os resultados de pesquisas e experiências de pesquisadores e engenheiros de todo o mundo nesta área e criar uma plataforma para inovação tecnológica.

Em 2024, Curitiba sediou dois eventos simultâneos da Associação Internacional da Água (IWA): a 17.ª Conferência de Sistemas de Água e Esgoto de Pequeno Porte (SWWS) e a 9.ª Conferência de Saneamento Orientada a Recursos (ROS). Foi a primeira vez que os eventos mundiais foram realizados na América Latina.

Em evento da Associação Internacional da Água (IWA), em Kyoto, técnico da Companhia demonstrou potencial de reúso do lodo de esgoto como biocombustível

Pesquisa e Inovação
Murilo Duma apresentação no Japão Kyowa Kako Técnico químico da Sanepar, Murilo Duma apresenta trabalho da Sanepar na transformação do lodo de esgoto em energia sustentável
Murilo Duma em planta da japonesa Kyowa Kako Duma visitou plantas da empresa japonesa Kyowa Kako, parceira da Sanepar no desenvolvimento de novas tecnologias
Representantes da japoensa Kyowa Kako em visita às instalações da Sanepar Em 2024, representantes da Kyowa Kako estiveram na Sanepar para conhecer a gestão do lodo da Companhia
representantes Kyowa Kako na diretoria da presidência Representantes da empresa Kyowa Kako se reúnem com diretoria da Sanepar
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sede da Sanepar será neutra em carbono. Empresa investe na descarbonização

Enviado por Monica Venson em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) efetuou nesta semana a compra de créditos de carbono de projetos sustentáveis para tornar a sede administrativa da empresa neutra em carbono. A iniciativa faz parte do compromisso da Companhia em compensar parte de suas emissões e contribuir para a transição do Brasil rumo a uma economia de baixo carbono. 

Os projetos foram implementados a partir do levantamento das emissões específicas da sede administrativa do ano de 2024, que foram mensuradas separadamente. “Embora simbólico, tornar a sede da empresa uma planta piloto de carbono neutro da Sanepar é o primeiro passo para demonstrar o compromisso da Companhia com um país e um mundo mais sustentável, comenta o diretor-presidente, Wilson Bley. O levantamento levou em conta a queima de combustíveis de veículos, motores e geradores, além do consumo de energia elétrica proveniente de aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos de refrigeração. 

Nos próximos anos, a Sanepar tem a intenção de ampliar sua estratégia climática, com apoio a projetos com impactos positivos para o clima. “Ainda em 2025, foi efetivada a contratação de uma consultoria para estabelecer nosso processo de Plano de Descarbonização, considerando os processos atuais da Companhia, capacidades internas, regulação e integração com o planejamento de investimentos”, adianta Bley.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, lembra que a Sanepar tem um histórico de empresa inovadora em ações ambientais e iniciativas ligadas às mudanças climáticas. “Desde 2008, a Companhia faz um levantamento e acompanhamento das emissões de gases de efeito estufa e vem atuando para mitigar essas emissões. Além disso, participa ativamente de grupos de trabalho que discutem e abordam as melhores práticas na transição para uma economia mais verde e justa”, diz.

CRÉDITO DE CARBONO – A engenheira Thaisa Waiss explica que, para a neutralização das emissões, a empresa estabeleceu critérios para a seleção dos projetos. “Para as emissões diretas, os créditos podem ser provenientes de projetos florestais ou tratamento de resíduos, e para as indiretas, os créditos devem ser provenientes de projetos de energias renováveis. E, visando ampliar os impactos, os projetos devem indicar impactos sociais, ambientais ou econômicos, como, por exemplo, que proporcionem recarga hídrica e que haja envolvimento de comunidades locais ou povos tradicionais.

Os projetos selecionados em edital beneficiam o clima e comunidades vulneráveis com ações de educação e alternativas sustentáveis. Um dos projetos prevê  a redução de 5,97 milhões de toneladas de CO₂ equivalente ao longo de 30 anos, além de proteger espécies ameaçadas, como a onça-pintada. E, o segundo, aposta na energia renovável como caminho para o futuro. A usina eólica instalada na região tem capacidade de 30,8 MW, substitui fontes fósseis e evita a emissão de 68,7 mil toneladas de CO₂ equivalente por ano. 

Estes dois projetos podem ser acompanhados em suas respectivas plataformas de registro, mantendo a transparência e rastreabilidade onde estão listados e gerenciados os projetos de crédito de carbono. As plataformas atuam como um repositório público e seguro de informações sobre projetos registrados, unidades emitidas, aposentadas e transacionadas, garantindo a integridade e rastreabilidade do mercado de carbono que podem ser conferidas nos links: Verra Registry (https://registry.verra.org/myModule/rpt/myrpt.asp?r=206&h=308523) e MDL: CDM: VC AttestationA compensação das emissões foi realizada com apoio da empresa Future Climate.

HÁBITOS SUSTENTÁVEIS - Além disso, a Companhia também adota medidas internas para incentivar hábitos sustentáveis. A campanha Empresa+Leve estimula a todos os empregados para usar etanol nos veículos da frota e adotar práticas alinhadas ao padrão de comportamento sustentável, incentivando a redução da geração de gases de efeito estufa. 

INVENTÁRIO 2024 CONFIRMA AVANÇOS - O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IGEE) 2024 da Sanepar trouxe melhorias metodológicas no levantamento dos estoques de carbono da Companhia. Durante o processo de verificação, unidades operacionais foram visitadas para atestar a rastreabilidade dos dados, disponíveis no site do Registro Público de Emissões: https://registropublicodeemissoes.fgv.br/geral/participantes

A Sanepar é pioneira na elaboração do inventário de gases de efeito estufa. Desde 2008, realiza a quantificação e qualificação de suas emissões por meio de um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IGEE) e, desde 2010, a Sanepar publica esses IGEE na plataforma do Programa Brasileiro GHG Protocol. O inventário da Sanepar já recebeu por 9 vezes o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. 

Pela primeira vez empresa compra créditos de carbono de projetos sustentáveis, reforçando o compromisso com a agenda climática

Socioambiental
Sede da Sanepar em Curitiba será neutra em carbono
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim
Ano 2024 Prêmio Nacional Universalizar Saiba mais
Inscrever-se em 07 - Energia limpa e acessível