Água Solidária

Enviado por Maria Claudia … em

Água Solidária é um programa social da Sanepar que tem como objetivo garantir o acesso aos serviços do saneamento básico para famílias em situação de vulnerabilidade social. Através deste programa, é possível obter descontos na fatura de água até 73% mais barata que a convencional.

Caixa D'água Boa

Enviado por Maria Claudia … em

Em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), o Programa Caixa D'Água Boa consiste na entrega de kits e orientação para a instalação de uma caixa de reservação de 500 litros, além do repasse de recurso financeiro para despesas com o serviço. A seleção das famílias conta com o esforço integrado de órgãos municipais de assistência social ou de habitação popular, para viabilizar o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade.  

Excelência no saneamento coloca Paraná entre os quatro melhores estados em qualidade de vida

Enviado por Maria Claudia … em

O Paraná aparece em quarto lugar em um estudo nacional sobre qualidade de vida, feito a partir da utilização do Índice de Progresso Social Brasil (IPS). O relatório, divulgado nesta quinta-feira (29), mostra o Paraná com nota 63,83, atrás apenas de Distrito Federal (69,04), São Paulo (66,45) e Santa Catarina (64). Curitiba é a única capital entre as dez melhores cidades para se viver em todo o Brasil.

O Índice de Progresso Social (IPS) é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. O estudo analisa se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além de métricas tradicionais e paradigmas econômicos.

Na área de saneamento, o Paraná é destaque, com cidades como Curitiba, Maringá e Londrina, atendidas pela Sanepar. Elas alcançaram pontuação superior a 90, de um máximo de 100. Atualmente, a água tratada chega para 100% da população urbana atendida pela Sanepar e 81,5% possui o atendimento do serviço de coleta de esgoto, sendo que todo o esgoto coletado recebe tratamento.

“Com investimentos previstos de R$ 11,8 bilhões até 2029, o objetivo é tornar o Paraná o primeiro estado brasileiro a ter o saneamento universalizado. A Sanepar está na vanguarda, com projetos e ações, como por exemplo as  PPPs, que são um caminho para transformar o saneamento em prioridade nas políticas públicas, com foco em resultados concretos para a população”, comenta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

No ano passado, a Sanepar foi considerada a melhor do mundo, recebendo o Prêmio Campeões do ODS 6, promovido pela Global Water Intelligence e pelo Global Water Leaders. Esse prêmio reconhece os esforços da empresa para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6) da Organização das Nações Unidas (ONU): Água Potável e Saneamento - Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

MELHORES CIDADES – Pelo ranking do IPS, Curitiba é considerada a melhor capital para se viver e Maringá está entre as cinco cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes. As duas cidades paranaenses já contam com a universalização do saneamento. Em ambas, 100% da população tem acesso à água potável. Em Curitiba, 98% da população é servida com coleta e tratamento de esgoto, e em Maringá o serviço chega a 100%, liderando o ranking do saneamento 2024 divulgado pelo Instituto Trata Brasil.

Os indicadores de saneamento também destacam Londrina como a nona cidade com melhor qualidade de vida, entre os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes.  

SOBRE O IPS – Realizado pelo Imazon em parceria com a Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, o Índice de Progresso Social (IPS) é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios em todas as geografias (países, estados, municípios e até comunidades). São avaliados indicadores que envolvem, por exemplo, nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e comunicação, acesso à educação superior e qualidade do meio ambiente. Eles estão divididos em três dimensões: necessidades humanas básicas; fundamentos para o bem-estar; e oportunidades.

Os indicadores usam como base fontes oficiais e de institutos de pesquisa, como os ministérios da Saúde e da Cidadania, o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, entre outras.

Reconhecimento
Foto panorâmica de Estação de Tratamento de Esgoto
Vista de um tanque da estação de tratamento de água
Vista panorâmica da Estação de tratamento de água de Maringá
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Projeto Ponto de Equilíbrio

Enviado por Walkyria Maia Novais em

O projeto Ponto de Equilíbrio como componente importante nas tratativas com a comunidade em relação às reclamações devido ao mau odor oriundo do processo de tratamento de esgoto está sendo retomado, buscando aprimorar a forma como a Sanepar enfrenta esse desafio.
Em 2022, a Companhia promoveu visitas mediadas da comunidade à nova estrutura de tratamento de lodo de esgoto, para conhecimento do processo que irá mitigar a questão do odor nos arredores de cada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Educação para preservação da memória do saneamento

Enviado por Walkyria Maia Novais em

Em 2022, a Gerência de Educação Socioambiental, por meio da Coordenação de Patrimônio Histórico, registrou aproximadamente 21 mil visitas aos seus espaços, com mediação da ação educativa, incluindo o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM), o Reservatório do Carvalho, o Memorial do Rio Iguaçu, ETE Santa Quitéria e a ETA Miringuava. Esses espaços também receberam empregados e membros da comunidade em datas comemorativas pertinentes à educação socioambiental, à preservação do patrimônio histórico e à memória do saneamento no Paraná.

Jardim Água e Mel

Enviado por Roberta Miguel… em

O serviço socioambiental Jardim de Água e Mel prevê o cultivo e a disseminação de informações sobre plantas alimentícias não convencionais (Pancs); promove o plantio de sementes diversas; e serve de referência para a criação, ampliação e suporte a hortas escolares, comunitárias e urbanas. Também busca fortalecer práticas de compostagem, de forma a construir valores e atitudes voltadas à conservação ambiental.

Inscrever-se em 11 - Cidades e comunidades sustentáveis