Loading spinner

Sanepar oferece curso gratuito de manutenção hidráulica e ligação de esgoto em Piên

Enviado por Maria Claudia … em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está realizando cursos sobre hidráulica em Piên. O foco são pequenos consertos e a execução correta das ligações de esgoto das casas à rede pública de esgotamento sanitário. Na cidade, a Sanepar investiu cerca de R$20 milhões em obras de esgotamento sanitário e já é possível fazer as conexões dos imóveis às redes coletoras.

Gratuitos, os treinamentos da Sanepar podem ser feitos por homens e mulheres, maiores de 18 anos. Um desses cursos está sendo realizado nesta sexta-feira (07/11) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Piên, com a participação de moradores, contatados com apoio da Agência do Trabalhador local. O próximo curso da Sanepar em Piên será nos dias 3 e 4 de dezembro, com as inscrições abertas pelo Whatsapp: (41) 99259-9652.

TEMAS - O empregado da Sanepar, Wilson Dib Júnior, explica que o curso está dividido em duas partes, sendo a manhã dedicada à água e a tarde, ao esgoto. “Os participantes irão aprender diversos tipos de serviços que podem ser realizados no ambiente doméstico, como pequenos reparos e identificação de vazamentos, mas também aprenderão como se faz a ligação correta de esgoto das residências à rede da Sanepar. Isso é fundamental para o bom uso da rede da Sanepar, sendo que os participantes aprendem o que precisam para fazer a ligação em suas casas e também podem usar o conhecimento para fazer para vizinhos e outras pessoas que precisem, o que pode criar uma nova oportunidade de trabalho, como alternativas de trabalho e de renda. Os treinamentos também trazem aperfeiçoamento para quem já trabalha com isso”, explica.

A oficina faz parte do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar que prevê diversas atividades. “Visitas domiciliares de sensibilização ambiental e de orientação técnica sobre as ligações de esgoto, reuniões domiciliares e vistorias técnicas também fazem parte do Programa. Em Piên, dentro do Programa, também foram instaladas três colmeias de abelhas nativas sem ferrão em unidades educacionais do município e foi realizada uma oficina sobre horta doméstica em uma escola da cidade, como parte de trabalhos de educação socioambiental”, informa Dib.

OBRAS - A Sanepar implantou 23 mil metros de rede coletora de esgoto, 770 ligações de esgoto e construiu uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de emissário, estação elevatória de esgoto e linha de recalque Em Piên. “Com as obras passaremos a atender todo o perímetro urbano da cidade, com uma ETE capaz de tratar até 6 litros por segundo”, conta o gerente de Obras da Sanepar, Anderson Presznhuk.

Em Piên, as obras estão finalizadas. “Estamos com a Estação e as obras prontas, sendo necessário que a população faça as ligações corretas e usufrua do benefício do sistema de esgotamento sanitário. Os serviços da Sanepar trazem novos horizontes para Piên e fazem parte dos esforços da Companhia para a universalização do saneamento, ideal que a Sanepar tem perseguido desde a sua fundação e que é cada vez mais impulsionado pelo governo Estadual”, afirma o presidente da Sanepar, Wilson Bley.

Além das obras realizadas, os investimentos da Sanepar no município devem elevar o atendimento com redes de esgotamento a 90% até 2033, conforme estabelece o novo marco legal do saneamento básico, previsto pela Lei n.º 14.026. As obras de esgotamento sanitário são fundamentais tanto pela qualidade de vida quanto pela questão ambiental e mesmo pela valorização dos imóveis. Bley ressalta ainda que o objetivo da Sanepar é atingir a meta legal antes do prazo previsto em lei. “O governador tem colocado como meta o ano de 2030 e estamos trabalhando firmemente para isso porque entendemos que o saneamento é um caminho seguro e necessário para a qualidade de vida, em inúmeros aspectos e de modo amplo, em todo o Paraná”, diz Bley.

 

Serviço:

Evento: Curso de Hidráulica

Datas: 3 e 4 de dezembro de 2025 (à tarde)

Público: moradores de Piên, homens e mulheres, acima de 18 anos

Inscrições abertas pelo Whatsapp: (41) 99259-9652

Curso está relacionado a obras de saneamento de R$20 milhões na cidade. Inscrições para oficina de dezembro estão abertas

Socioambiental
Grupo de pessoas com materiais hidráulicos Oficina gratuita da Sanepar: hidráulica, ligações corretas de esgoto e possibilidade de geração de renda (Arquivo Sanepar)
Mesa com materiais hidráulicos
Grupo de pessoas analisando projeto em papel
Imagem da Estação de Tratamento da Sanepar Obras de esgotamento da Sanepar em Piên (Arquivo Sanepar)
Estação de tratamento da Sanepar Obras de esgotamento da Sanepar em Piên (Arquivo Sanepar)
Piên
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Em Honduras, Sanepar trabalha para estabelecer diretrizes nacionais de saneamento no país

Enviado por Adriana Brum em

O compromisso da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) com a qualidade e eficiência no tratamento de água ganhou projeção internacional: chegou a Honduras, na América Central, com a perspectiva de estabelecer novas diretrizes nacionais para que o país avance e torne mais eficiente o uso de energia e a redução de perdas de água.

O primeiro passo para concretizar a proposta foi dado entre os dias 19 e 22 de agosto, nas cidades de Puerto Cortés e Siguatepeque, bem como na capital do país, Tegucigalpa, com participação de uma equipe da companhia paranaense na oficina de planejamento que sistematizou os esforços de cooperação e detalhou os passos que serão executados ao longo dos próximos 16 meses.

A atividade faz parte das ações do projeto Sustentabilidade de Recursos Hídricos e Gestão Eficiente no Abastecimento de Água Potável em Honduras (H2OGEH), cooperação técnica entre três países: Brasil, Alemanha e Honduras.

Nessa parceria trilateral entre nações, a Sanepar foi convocada para aplicar seus conhecimentos de mais de 62 anos de projetos exitosos em saneamento para criar soluções sustentáveis adaptadas ao contexto do país da América Central.

“O foco principal da Sanepar é auxiliar Honduras no desenvolvimento de estratégias que fortaleçam a gestão eficiente da água potável, com ênfase na eficiência energética e na redução de perdas, garantindo acesso igualitário à água potável. São objetivos em que a Sanepar atua há décadas, sempre em busca das melhores soluções e com resultados que contribuem para que o Brasil seja referência internacional em saneamento ambiental”, destacou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

No projeto, cabe à empresa paranaense orientar tecnicamente especialistas em recursos hídricos, energia e saneamento de Honduras na aplicação de soluções desenvolvidas ao longo dos últimos anos no Paraná e colaborar na construção de diretrizes nacionais para o setor de saneamento do país centro-americano, inspirando outros países da região.

AGENDA INTENSA - Na primeira etapa de trabalho in loco, o grupo e demais representantes da cooperação técnica trilateral participaram de dois dias na oficina de planejamento, na capital Tegucigalpa, departamento (estado) de Francisco Morazán.

De lá, seguiram para Siguatepeque, município com cerca de 120 mil habitantes, no departamento de Comayagua, onde se reuniram com o prestador de serviços local e realizaram uma visita técnica em uma estação de tratamento de água.

A última parada foi em Puerto Cortés, município com 142 mil habitantes, na costa norte do Caribe. Lá, o grupo foi recebido pela prefeita, María Luiza Martell, com honras militares e apresentação cultural, os representantes da cooperação se reuniram com prestador de serviços local e fizeram visitas técnicas em um sistema de captação de água e estações de tratamento de água e esgoto.

REALIDADE HONDURENHA – A cooperação internacional que conta com o trabalho da Sanepar encara grandes desafios: as diferenças regionais, a necessidade de aprimoramentos e ampliação das infraestruturas de serviços de água e esgoto e os efeitos constantes das mudanças climáticas.

A capital Tegucigalpa, por exemplo, garante um abastecimento de água doméstico médio para seus 1,3 milhão de habitantes de 95 litros por dia na estação mais seca. Em algumas áreas, o fornecimento de água é realizado por uma hora e meia a cada dois dias.

Em Siguatepeque, a distribuição de água é realizada, em média, 13 horas por dia. Puerto Cortés, por sua vez, oferece água tratada para a população continuamente.

Além disso, apenas 3,2% do esgoto produzido no país da América Central é tratado e quase a metade (48%) dos 7,6 milhões de habitantes vive em áreas rurais, o que dificulta a instalação de redes.

RECEPÇÃO CALOROSA – Na última segunda-feira (25), os integrantes da comitiva paranaense entregaram ao diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, em Curitiba, uma lembrança desse primeiro contato no país da América Central: um troféu entregue pela Municipalidad (Prefeitura) de Puerto Cortés.

“Fomos recebidos com muito ânimo. Vê-se que há bastante vontade de melhorias no acesso à água potável no país e promoção da eficiência hídrica e energética. Por onde passamos, vimos interesse em saber como fazemos acontecer o saneamento em bases sustentáveis no Paraná. Também descobrimos que eles enfrentam desafios climáticos extremos, como tornados e furacões, com abordagens que podem nos ensinar muito para o futuro”, contou o especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti.

Além dele, a comitiva sanepariana no país caribenho foi formada pelo engenheiro mecânico da Gerência de Pesquisa e Inovação, Mario Roberto Cunha D'Ávila, e pela coordenadora de Desenvolvimento Operacional da Gerência de Engenharia da Região Sudoeste, Priscila Oliveira de Souza Donadello Figueiredo.

PLANO DE TRABALHO - O projeto de cooperação técnica trilateral H2OGEH conta com um investimento de 1,03 milhão de euros e aborda quatro frentes de ação:

  • Fortalecimento das capacidades institucionais por meio da capacitação e promoção do diálogo entre entes dos governos federal, dos departamentos e municipalidades hondurenhas;

  • Desenvolvimento de ferramentas focadas na eficiência energética e na redução e controle das perdas de água, a partir da consolidação e disseminação de boas práticas no setor para todo o território hondurenho;

  • Realização de projeto piloto em prestador de serviços de água que possibilite a adoção de medidas de eficiência energética e redução de perdas de água inspiradas nas experiências da Sanepar, devidamente adaptadas às necessidades de Honduras;

  • Fomento à cooperação e transferência de conhecimentos para outros países da região;

Além da Sanepar, integram a cooperação internacional a Agência Brasileira de Cooperação (ABC); a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ); as Secretarias de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, de Recursos Naturais e Meio Ambiente, e de Energia de Honduras; o Ente Regulador de Serviços de Água Potável e Saneamento do país (ERSAPS); e, a Associação Hondurenha de Prestadores de Serviço de Água Potável e Saneamento (AHPSAS).

 

Entre os dias 18 e 22 de agosto, profissionais da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) conduziram a primeira etapa in loco do projeto que está estabelecendo processos para tornar a gestão da água e o consumo de energia mais eficientes no país hondurenho

Pesquisa e Inovação
Comitiva da Sanepar esteve em Honduras entre os dias 18 e 22 de agosto para trabalho in loco.
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Sanepar está entre as 50 empresas mais relevantes do Brasil na Agenda ESG

Enviado por Adriana Brum em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está entre as 50 empresas do Brasil de maior destaque por suas ações na agenda ESG (sigla do inglês para os pilares Ambiental, Social e de Governança). O resultado está na terceira edição do Anuário Integridade ESG 2025, produzido pela Insight Comunicação, instituição especializada em informações do setor.

Ao conquistar a 36ª posição no ranking geral, a empresa paranaense de saneamento subiu 46 posições em relação ao Anuário Integridade 2024, quando estreou na 82ª posição. “A governança, o compromisso social e a sustentabilidade são eixos estruturantes do nosso planejamento estratégico. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com a promoção da solidariedade, desenvolvimento social e sustentabilidade”, afirmou o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

Lançado em 20 de agosto, o anuário apresenta o ranking das 100 empresas brasileiras mais atuantes em ações ESG e que avaliou 2,7 mil companhias, em 15 diferentes setores. A publicação tem, entre os objetivos, ir além do ranqueamento das empresas e se tornar uma ferramenta de compartilhamento, inspiração e ação de experiências de sucesso para o mercado.

Este ano, a Companhia já havia sido premiada com o Selo Solidário, do Governo do Paraná, entregue a empresas e organizações da sociedade civil com as melhores práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a agência ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

DESTAQUES ESG – Na avaliação, a publicação destacou ações sociais como o Programa Sanepar Rural, que permite o acesso de milhares de famílias do campo à água potável e que, recentemente, foi reconhecido com o Prêmio Boas Práticas, na categoria Segurança Hídrica, pelo Pacto Global da ONU.

No pilar Ambiental, o Anuário citou a limpeza diária de 48 quilômetros das praias no Litoral do Paraná durante o verão e a exposição interativa Planeta Água, instalada no Museu do Saneamento, na antiga Estação de Tratamento de Água Tarumã, a primeira do Estado. Na área da Governança, o estudo destacou a conquista da Sanepar do Selo de Empresa Comprometida da Ecovadis — plataforma referência em avaliação de sustentabilidade corporativa em relação a ações adotadas em 2024.

“Comparando os dados levantados das demais edições, é notória a evolução da maturidade das empresas nos eixos ambiental, social e de governança", afirmou o CEO da Insight Comunicação, João Pedro Faro.

METODOLOGIA – O Anuário Integridade ESG é uma plataforma de análise sobre a realização de projetos, investimentos e compromissos ambientais, sociais e de governança disponibilizados publicamente por empresas que atuam no Brasil. Esta é a terceira edição do estudo e o segundo ano em que o segmento de Saneamento e Serviços Ambientais está entre os avaliados.

Na edição deste ano, o estudo ampliou sua base de dados deixando-a mais robusta. Foi feito o cruzamento de 8 mil fontes distintas com algoritmos proprietários de triagem e classificação, consolidados em um banco estruturado com 500 mil itens de avaliação, submetidos à curadoria técnica de uma equipe de especialistas.

Ranking é do Anuário Integridade ESG 2025, produzido pela Insight Comunicação, especializada em informações do setor. A companhia conquistou a 36ª posição no ranking geral, subindo 46 posições em relação à edição de 2024. Estudo avaliou 2,7 mil empresas e ranqueou as mais atuantes em ações de meio ambiente, social e go

Reconhecimento
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Agricultores do Miringuava apoiados pela Sanepar estreiam na Feira Sabores do Paraná

Enviado por Adriana Brum em

Entre os mais de 120 expositores da Feira Sabores do Paraná 2025, que começou nesta quinta-feira (21), em Curitiba, um grupo de dez pequenos agricultores fez sua estreia no evento. No estande da Sanepar e da Invest Paraná as famílias agricultoras da Bacia do Rio Miringuava puderam levar, pela primeira vez, seus produtos a um público tão grande.

A expectativa é que a Feira atraia mais de 50 mil visitantes, entre hoje e domingo (24), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

A produtora rural Rosimar dos Passos Jorge é quem está à frente do estande, apresentando e comercializando os produtos de seus vizinhos na Bacia, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da Capital. Tarefa que, conta ela, exerce com orgulho. Todos fazem parte do Projeto Guaviva, da Sanepar.

As frutas, verduras, legumes, geleias e compotas são todas produzidas sem agrotóxicos e com técnicas que protegem a água que vai para o Rio Miringuava. O rio é uma importante fonte de água utilizada pela Companhia para abastecimento de milhares de famílias.

“É um orgulho ver como as pessoas ficam impressionadas com o aroma de frescor dos nossos produtos. Aqui na Feira Sabores mais pessoas vão conhecer nosso trabalho”, disse ela. “Temos nos dedicado a contribuir para que água de qualidade saia do rio, passe pelo tratamento e chegue em tantas casas. Em troca, queremos que as pessoas comprem nossas frutas e verduras”.


PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS – A estreia dos agricultores do Guaviva no evento foi impulsionada pela parceria entre Sanepar, Invest Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Fundação Grupo Boticário.

“Para a Sanepar, o IDR-PR e a Invest Paraná, a Feira é uma forma concreta de valorizar a agricultura familiar e de estimular o desenvolvimento econômico da região”, destaca o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.

A parceria teve início em 2023, com o objetivo de apoiar os moradores da região – boa parte atuante na agricultura familiar – a implantarem práticas sustentáveis em seu trabalho. O apoio envolve capacitação, incentivo à produção de alimentos saudáveis e abertura em novos meios de comercialização, contribuindo para gerar renda às famílias agricultoras e, ao mesmo tempo, garantir a proteção da água e do meio ambiente.

“A presença dos agricultores na Feira Sabores do Paraná amplia a visibilidade do trabalho realizado na Bacia do Rio Miringuava, abre novas oportunidades de comercialização e aproxima os consumidores da produção sustentável ao local”, reforça o gerente de Gestão Ambiental da Sanepar, Ronald Gervasoni.

Além dos alimentos, o estande apresenta ao público a exposição fotográfica “Miringuava – Turismo Nascente: Ressignificando oportunidades”.

DO MORANGO DO AMOR À ÁGUA – Entre os agricultores familiares apoiados e que participam da Feira está Adriane Fonsaca Leschanhak, 46 anos. Ela e a família atuam há 23 anos no cultivo e comercialização da fruta que hoje é a queridinha das redes sociais e confeitarias: o morango.

Há quatro anos, Adriane, seu marido e filhas passaram a contar com o apoio da Sanepar e seus parceiros. Ela lembra que o suporte veio com as mudanças de rotina causadas pela pandemia da Covid-19. Foi aí que embarcaram na proposta de tornar o negócio sustentável, cuidando do meio ambiente. Estão colhendo – literalmente – os frutos da decisão.

Hoje, produzem o ano todo morangos orgânicos e de qualidade. Para tanto, adotaram novas práticas, várias delas sugeridas pelo projeto com a Sanepar.

“Esse apoio tem sido fundamental. Formatamos uma nova forma de trabalhar, de ter nosso produto valorizado. Isso até tem incentivado minha filha mais velha, que antes queria sair do campo para estudar fora, a participar do negócio. Ela diz que quer ser sócia, não minha sucessora. Isso é muito importante: manter o jovem no campo, reduzindo o êxodo rural”, fala Adriane.

Entre as novas práticas, implantaram o cultivo elevado dos morangueiros; o plantio em canaletas feitas com embalagens cartonadas de leite recicladas; a irrigação inteligente, feita por sensores em um sistema criado por uma startup de Curitiba. O grande passo foi a troca do uso de agrotóxicos por biodefensivos e o investimento em estrutura para transformar a plantação em local de experiência.

Agora, em vez de vender para intermediários, o foco é o cliente final, que pode visitar a propriedade nos finais de semana e, ele mesmo, colher os frutos dos 22,6 mil morangueiros.

COLHENDO FRUTOS – Para o diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves, a participação do grupo de São José dos Pinhais vai mostrar ao público da Capital que é possível encontrar produtos de alta qualidade.

“A população de Curitiba busca alimentos naturais e de qualidade e vai se surpreender com os produtos vindos do Miringuava, que têm valor agregado e nutricional, muito acima da expectativa. Estamos colhendo frutos que vêm sendo semeados há alguns anos”, destaca.

FEIRA – A Feira Sabores do Paraná é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), e conta para sua realização com apoio da Adapar, Ceasa Paraná, Fetaep, Sebrae Paraná e Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba. Também tem colaboração da Fecomércio, Invest Paraná, Senac Paraná e Prêmio Bom Gourmet. O evento tem entrada gratuita. Estará aberto até as 20 horas desta quinta-feira. Sexta-feira (22) e sábado (23) a abertura será às 11 horas e o fechamento às 22 horas. No domingo (24) abre às 11 horas e encerra às 20 horas.

Dez famílias de produtores de São José dos Pinhais levam ao evento frutas, verduras, legumes, geleias e compotas produzidas sem agrotóxicos, protegendo a água que abastece milhares de pessoas.

Socioambiental
Curitiba
Notícia Importada
Desligado
Início
Fim

Parceria Núcleo Habitacional Urbano - COHAPAR

Enviado por Kamylla Michel… em

A Parceria de Núcleo Habitacional Urbano tem por objetivo a implementação de ações nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e recuperação ambiental em empreendimentos habitacionais de interesse social e assentamentos precários em processo de regularização fundiária, em que haja atuação da COHAPAR, para fins de atendimento, em áreas urbanas, as famílias de baixa renda, em municípios que a Sanepar mantém prestação de serviços de água e coleta e tratamento de esgoto vigente, conforme a disponibilidade de re

Parceria Municipal Urbana

Enviado por Kamylla Michel… em

O Programa de Parcerias Municipais Urbanas visa a execução de obras para ampliação de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e ampliação dos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) em áreas urbanas, com a inclusão de novas ligações aos sistemas da Sanepar. Essa iniciativa ocorre por meio de parcerias entre a Sanepar e os Municípios onde a Companhia presta serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, formalizadas por meio de Termo de Compromisso e Responsabilidade.

Ano 2025 ISO 14001:2015 Aterro Sanitário de Cianorte Saiba mais

Sanepar Rural

Enviado por Maria Claudia … em
Programa Sanepar Rural

Para a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos Municípios atendidos pela Sanepar, os contratos delimitam a área urbana municipal como o escopo para prestação dos serviços, sem previsão de atendimento as áreas rurais.

Com o intuito de apoiar o Poder Concedente nas demandas relacionadas ao abastecimento de água nas comunidades rurais, quilombolas e aldeias indígenas, a Sanepar possuí o Programa Sanepar Rural.

Inscrever-se em Todos