Oficina criada para mobilizar professores e alunos, preferencialmente de cursos técnicos em meio ambiente, magistério, recursos renováveis e afins, para o monitoramento dos rios que compõem as bacias hidrográficas nas quais as escolas estão inseridas, bem como formar multiplicadores capazes de disseminar o conceito de pertencimento e cuidado com estes rios e, assim, ser aplicado no dia a dia.
Durante o verão, a Sanepar reforça a prestação de serviços no litoral para garantir o fornecimento de água à comunidade local e aos veranistas, além de promover ações socioambientais.
A Barragem do Miringuava, a quinta a ser implantada pela Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba, está localizada no município de São José dos Pinhais, na Bacia do Miringuava. Sem a preservação e conservação dos aspectos ambientais do território, os aspectos sociais podem ser afetados, com prejuízos como perda de produtividade agrícola, diminuição do fornecimento de água tratada, estagnação econômica e até mesmo empobrecimento, miséria e fome.
A Oficina de Sabão Ecológico tem como propósito gerar renda, promover a autonomia e qualificar participantes em práticas sustentáveis. Ao transformar óleo usado em sabão, o projeto conscientiza sobre saneamento ambiental e evita o descarte inadequado de gordura nos esgotos. Além de estimular novas atitudes no cotidiano, contribui diretamente para a melhoria da renda familiar e para a preservação do meio ambiente.
O projeto Ponto de Equilíbrio como componente importante nas tratativas com a comunidade em relação às reclamações devido ao mau odor oriundo do processo de tratamento de esgoto está sendo retomado, buscando aprimorar a forma como a Sanepar enfrenta esse desafio.
Em 2022, a Companhia promoveu visitas mediadas da comunidade à nova estrutura de tratamento de lodo de esgoto, para conhecimento do processo que irá mitigar a questão do odor nos arredores de cada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Em 2022, a Gerência de Educação Socioambiental, por meio da Coordenação de Patrimônio Histórico, registrou aproximadamente 21 mil visitas aos seus espaços, com mediação da ação educativa, incluindo o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM), o Reservatório do Carvalho, o Memorial do Rio Iguaçu, ETE Santa Quitéria e a ETA Miringuava. Esses espaços também receberam empregados e membros da comunidade em datas comemorativas pertinentes à educação socioambiental, à preservação do patrimônio histórico e à memória do saneamento no Paraná.
O serviço socioambiental Jardim de Água e Mel prevê o cultivo e a disseminação de informações sobre plantas alimentícias não convencionais (Pancs); promove o plantio de sementes diversas; e serve de referência para a criação, ampliação e suporte a hortas escolares, comunitárias e urbanas. Também busca fortalecer práticas de compostagem, de forma a construir valores e atitudes voltadas à conservação ambiental.